Sebrae e Governo do Estado investem na qualidade do turismo capixaba - Jornal Fato
Geral

Sebrae e Governo do Estado investem na qualidade do turismo capixaba

Coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur), o Programa Investe Turismo será lançado nesta quarta-feira (22), às 14 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória


- Fred Loureiro

  Com  o objetivo de valorizar os destinos turísticos capixabas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) firmou uma parceria com o Governo do Estado, que vai investir em ações de qualificação e inovação do turismo. Com capacitações oferecidas pelo Sebrae e o suporte do governo do Estado, a previsão é que haja aumento do fluxo turístico nacional e internacional no Espírito Santo. Coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur), o Programa Investe Turismo será lançado nesta quarta-feira (22), às 14 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A nível nacional, o programa é uma ação do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae.

Serão contemplados os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Estão previstas ações de qualificação da cadeia produtiva do setor; instalação de equipamentos eletrônicos com informações sobre atrativos como também para mapeamento do perfil do visitante (Beacons); ocupação criativa de espaços públicos e melhorias de produtos turísticos. O público alvo do programa são os pequenos negócios já formalizados e interessados em empreender, assim como as prefeituras, entidades de representação e apoio empresarial, agências de desenvolvimento e instâncias de governança regional.

"O governo vai fazer um grande investimento no turismo e incluir o Espírito Santo na rota internacional de viagens. Um novo fluxo turístico no Estado requer profissionalização, e o Sebrae está preparado para capacitar o Microempreendedor Individual, o dono de pequeno negócio e gestores de programas públicos inovadores. Nosso objetivo é integrar a força do empreendedor às políticas públicas que geram mais emprego e desenvolvimento", afirma Pedro Rigo, superintendente do Sebrae ES, antecipando o que vai acontecer no Espírito Santo nos próximo anos.

            De acordo com a gerente de atendimento do Sebrae ES, Renata Vescovi, a ideia é qualificar os empreendedores para que possam oferecer aos turistas experiências de uma forma mais ampla, completa e atrativa. "Vamos trabalhar para que atrativos como a observação de Baleias Jubarte, a gastronomia das Paneleiras de Goiabeiras e da Ilha das Caieiras, e o agroturismo transcendam de um lugar ilustrativo e passem a oferecer uma experiência única, ampla, exclusiva e diferenciada. Vamos acrescentar ao valor cultural que essas experiências já têm um resgate histórico, um status artístico que o turismo capixaba merece e tem potencial para alcançar", ressaltou.

Para o secretário de Estado do Turismo, Dorval Uliana, as ações contidas no programa vão qualificar ainda mais o Espírito Santo. "Além de promover, por meio de ações específicas com imprensa e influenciadores, o programa capacitará e estimulará a população local a investir e fortalecer os negócios locais para tornar o setor ainda mais qualificado e competitivo", disse.

Produtos turísticos

De acordo com o secretário Dorval Uliana, atividades importantes terão melhoria e aperfeiçoamento para tornarem-se mais atrativas para o mercado.  Entre as ações estão previstas instalação de dispositivos eletrônicos para mapear o perfil dos visitantes; ocupação criativa de espaços públicos; oficinas de negócios comerciais; orientações sobre captação de recursos; fortalecimento da governança e ações de promoção dos destinos com ações específicas com agentes de viagens, jornalistas, blogueiros e youturbers, jornada de negócios e produção de banco de imagens.

Comentários