Reunião apresenta projeto voluntário para candidatos de Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Reunião apresenta projeto voluntário para candidatos de Cachoeiro

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito por meio de telefone para todas as pessoas do Brasil


- Divulgação

Neste sábado (25) acontece em Cachoeiro, na EMEB Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, às 8h00, a primeira reunião organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) que oferece apoio emocional gratuito por meio de telefone para todas as pessoas do Brasil, basta ligar para o 188.

A psicóloga e integrante da diretoria, Yone Maria Garcia Magalhães, explica que esta será a primeira reunião com as pessoas que desejam ser voluntárias em Cachoeiro. 

"Temos em torno de 40 candidatos, mas acredito que este número vai aumentar até o dia. A reunião é apenas para apresentar tudo o que precisamos entender, mostrar e explicar a cartilha e o guia do voluntário, para ajudar na CVV é necessário passar por um processo de seleção, que é feito pelos diretores do posto de Vitória", diz.

Ela ainda diz que como o projeto é inicial em Cachoeiro, não irão atender 24 horas, mas a ideia é de que com o passar do tempo, consigam atingir essa meta. O local para o posto ainda não foi definido.

De acordo com Yone, os voluntários atendem pessoas do país inteiro que precisam conversar, que passam por momentos difíceis ou querem relatar alguma situação que precise de um apoio diferenciado.

"A função é acolhimento de toda e qualquer espécie que venha causar sofrimento na pessoa, ela tem disponível o telefone para ligar e pessoas qualificadas que irão atender e ouvir. Não é para dar opinião, nem encaminhamento, apenas acolher", afirma.

Após a seleção, os candidatos precisam passar por 10 encontros que serão realizados pela equipe do posto de Vitória para se tornar oficialmente um voluntário.

"Aprendemos a escutar e acolher as pessoas. É um projeto grande e de muita responsabilidade, tem que estar disposto e querer de verdade", diz.

Para se candidatar basta ligar para: 99938-8184 ou 98805-3321

Comentários