Registro civil de mulheres trans deve ser facilitado - Jornal Fato
Geral

Registro civil de mulheres trans deve ser facilitado

Ainda neste mês, uma ação junto aos cartórios de registro civil será organizada, com o objetivo de auxiliar mulheres trans com a mudança de nome na documentação


- foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Fayda Belo, informou que ainda neste mês, uma ação junto aos cartórios de registro civil será organizada, com o objetivo de auxiliar mulheres trans com a mudança de nome na documentação, direito garantido à comunidade Trans, mas que perpassa pelo processo burocrático e gera custos financeiros.
"A Prefeitura de Cachoeiro está comprometida com a pauta das mulheres trans. Sabemos o quanto é necessário a alteração do nome na documentação, para que essas mulheres sejam reconhecidas como realmente são", ela informou ainda, que a pauta vem sendo discutida com o Ministério Público.
Com o mês de março pautado nas discussões que cercam o universo feminino e na conscientização da luta permanente da mulher pelo reconhecimento e aplicação dos seus direitos, Fayda ressalta: "hoje é dia de comemorar sim, mas é bem mais que isso: é dia de criar políticas públicas de proteção, reconhecimento e promoção dos direitos da mulher".

 

 

PROGRAMAÇÃO


A Prefeitura Municipal de Cachoeiro deu início ontem, à programação do Dia Internacional da Mulher. O evento "Cuidando Delas", abriu o calendário comemorativo. Durante todo o dia, na Praça de Fátima, que fica na Avenida Beira Rio, foram oferecidas atividades para o público feminino, incluindo a presença de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que realizaram serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra Covid-19, Hepatite B, antitetânica e DTPa para gestantes
No decorrer do mês, estão previstos também eventos esportivos, organizados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), o que inclui mais uma edição da Corrida da Mulher, a ser realizada no dia 27 de março.
Entre outras programações, as ações de combate à violência contra a mulher também serão tema das atividades. "Nós vamos realizar lives e rodas de conversa nos CRAS e CREAS do município, levando até as mulheres a conscientização sobre as diversas faces da violência. Vamos ajudar a levar o direito, a paz e mostrar que é possível uma vida sem violência", explica Fayda.

 
 
 
Servidores da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim no evento "Cuidando Delas" 
Foto: Arquivo pessoal
 
A coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Fayda Belo, acompanhadada das servidoras municipais na abertura do evento "Cuidando Delas".
Foto: Arquivo pessoal

Comentários