Novo incêndio é controlado em reserva florestal de Castelo - Jornal Fato
Geral

Novo incêndio é controlado em reserva florestal de Castelo

Após quase uma semana de operação com apoio do Iema e do NOTAer para combater fogo no Parque Estadual Mata das Flores, bombeiros são acionados novamente na noite de sábado; chamas são contidas mas equipes permanecem


- Reprodução/Instagram NOTAer

Após conter o fogo em operação que durou quase toda a semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado outra vez, para nova ocorrência de incêndio em vegetação no Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo, na noite de sábado (24).   

A equipe do Posto Avançado Bombeiro (PAB) do município prontamente se deslocou e iniciou o combate, com apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Na manhã de ontem (25), aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) realizou sobrevoo de reconhecimento e confirmou que o incêndio estava controlado.

Os membros do CBM e do Iema permaneceram em campo durante todo o domingo. E, nesta segunda-feira (26), o trabalho continua.

As equipes realizam o combate a alguns focos remanescentes. Também fazem aceiros, para impedir a propagação de fogo em caso de reignição.

O incêndio ocorre no Morro das Torres, sendo este um local distinto do combatido em operação dias atrás, segundo o Corpo de Bombeiros.

 

Crime

Há suspeita de que os incêndios sejam criminosos, aponta o diretor do Iema, Mário Louzada.

O ar e a vegetação secos contribuíram para que o fogo se alastrasse rápido. O caso é investigado.

O Parque Mata das Flores abriga mais de uma dezena de espécies de animais ameaçadas de extinção, de acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.  

A estimativa é de que as chamas tenham consumido cerca de 150 hectares da importante reserva de Mata Atlântica sul capixaba.   

 

 

 

Comentários