Nova vistoria que torna mais segura a compra de veículos - Jornal Fato
Geral

Nova vistoria que torna mais segura a compra de veículos

Procedimento contribuirá no combate às fraudes e representa aperfeiçoamento no processo de identificação dos equipamentos


Modelos semelhantes já funcionam em outros Estados, a exemplo de Paraná e Pernambuco - Foto: Divulgação

Desde está segunda-feira (13), os veículos que precisam ser submetidos a vistoria para realizar serviços no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) passaram a ser avaliados, de forma eletrônica por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) em todo o Estado. Trata-se de um novo sistema implantado pelo Órgão, que cumpre uma orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme a Resolução Nº 466/2013.

A vistoria veicular é procedimento obrigatório para a realização da transferência de propriedade do veículo, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual e outros serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).  O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que, até então, a identificação do veículo era realizada apenas com a extração do decalque das marcações do chassi e, eventualmente, o número do motor, e que o novo modelo possibilitará vistoria tecnicamente apurada, com registro de imagens e dados mais precisos e de forma on-line, representando uma revolução principalmente no combate às fraudes no sistema de trânsito, como a clonagem de veículos.

"Com o sistema eletrônico desenvolvido por meio do programa Detran 100% Digital, a avaliação será feita por meio de um aplicativo com controle de localização e serão verificados o chassi, o motor, a placa, os vidros, os itens de segurança veicular, se o CRV tem restrição na base de dados do Detran|ES, equipamentos obrigatórios e avarias. As imagens e informações captadas na vistoria serão enviadas diretamente para o banco de dados do Órgão, com validação automática e laudo de vistoria emitido com rapidez", afirma.

Modelos semelhantes já funcionam em outros estados, a exemplo de Paraná e Pernambuco. "Desenvolvemos no Espírito Santo um novo serviço que prioriza a segurança e a eficiência com o menor preço possível. É uma inovação que pode identificar, por exemplo, fraudes corriqueiras como a adulteração de quilometragem, uma vez que o comprador poderá comparar a quilometragem atual com a da última vistoria", salienta.

Comentários