Nave da BRK: último dia de passeio virtual sobre as águas - Jornal Fato
Geral

Nave da BRK: último dia de passeio virtual sobre as águas

Até às 17h00 desta terça-feira, quem comparecer à Praça Jerônimo Monteiro poderá participar do projeto gratuitamente


ANava BRK está estacionada no Centro de Cachoeiro e recebe visitantes até às 17h00 desta terça (5) - Foto: Ronaldo Santos/Jornal Fato

O projeto Nave BRK termina hoje em Cachoeiro. Oferece experiência em realidade virtual para estimular a reflexão sobre a preservação do meio ambiente. A nave estará disponível, para visitação gratuita da população, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da Cidade de 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

A programação começou na segunda-feira (4), promovida pela BRK Ambiental, maior empresa privada do setor no país, para reforçar a importância dos serviços de saneamento básico. No local, os visitantes participam de experiência de realidade virtual em que é possível aprender sobre os benefícios do saneamento básico e a importância das atitudes sustentáveis no dia a dia. Com olhar voltado para a inclusão, todos os óculos são equipados com recurso de audiodescrição e tradução em libras, além do ônibus ter acesso para cadeirantes.

O coordenador da produção da nave BRK, Felipe Argolo, explica a importância do projeto para a conscientização da população, sejam passantes ou escolas, como estão agendadas.

"Alertamos sobre a preservação do meio ambiente, a proteção das águas, principalmente, os nossos rios, pela manutenção da água potável para a existência do planeta de nossa espécie e de todas as outras que o habitam. Sem água potável não existe vida".

De acordo com Felipe, há esclarecimentos sobre como cuidar da água, como é preciso agir dentro de casa com as atitudes de economia, como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, o chuveiro na hora de passar xampu e sabonete e não jogar o óleo na pia, porque cai direto nos rios. "Evidenciamos a importância dessas pequenas atitudes para a preservação do nosso planeta".

Definindo-se como amante da natureza e do montanhismo, Lucas Aguiar Quaresma foi um dos que embarcaram na Nave BRK na tarde de segunda-feira. "Água é vida. Fundamental para as futuras gerações. É um tema tão importante e ao mesmo tempo, complexo. Preserve a água e a natureza, porque nós também somos fruto do meio", recomenda.

O radialista José Carlos Quaresma também entrou na viagem de conscientização e lamenta que o projeto fique na cidade por apenas dois dias, pois acha que o máximo de pessoas deveria ser atingido pela mensagem. "Ali dentro passa a realidade nossa. Rios poluídos, o que o homem está fazendo. É importante. Recomendo a todos que compareçam'.  

O passeio pela nave tem início ainda do lado de fora da atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o tema e facilitar a conexão dos visitantes com o conceito de sustentabilidade.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. Inicia, então, um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

"O projeto corporativo Nave BRK está visitando diversas cidades brasileiras, levando educação ambiental e inovação para as comunidades. A iniciativa é uma forma educativa, e ao mesmo tempo lúdica, de sensibilizar a população a respeito de questões que são de extrema importância para o país. Por meio da tecnologia, queremos estimular o senso de responsabilidade", afirma o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia.

Comentários