Mais de 500 alunos mostram trabalhos sobre saneamento - Jornal Fato
Geral

Mais de 500 alunos mostram trabalhos sobre saneamento

Programa de alerta ambiental foi desenvolvido com alunos da educação infantil


Cerca de 540 alunos da educação infantil da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, de nove escolas que participaram do Programa Cuidar Mais neste ano, vão mostrar para familiares e comunidades o que aprenderam sobre saneamento básico, utilizando dança, teatro, música e paródias. Eles vão se apresentar sábado (10), na Mostra Cultural de encerramento do programa, que é desenvolvido pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O evento acontece no Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), no bairro Aeroporto, das 15h00 às 19h00, com entrada gratuita. No início do ano, a BRK Ambiental realizou encontro com os representantes das escolas, quando entregou aos profissionais da educação CDs com as atividades sugeridas e vídeo educativo para serem utilizados como parte da metodologia de ensino em sala de aula.

Os alunos também participaram, na escola, do jogo educativo "Corrida do Saneamento", promovido pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários. O jogo de tabuleiro, impresso em tamanho grande, tinha casas com informações sobre meio ambiente, preservação e saneamento. No desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente eram executadas.

O diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia, comentou que, de forma lúdica, com o uso de brincadeiras, são repassados conhecimentos importantes que ajudam a transformar a maneira como as crianças se relacionam com os recursos naturais. "O Programa Cuidar Mais contribuiu para sensibilizar as crianças e seus familiares, ajudando a formar os futuros cidadãos que poderão atuar como multiplicadores para preservar o meio ambiente", afirma Bruno Ravaglia.

Na mostra cultural neste sábado, vão participar turmas de estudantes de 4 e 5 anos de idade das seguintes instituições da educação infantil: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Waldir Furtado Amorim, EMEB Padre Gino Zatelli, EMEB Dolores Gonzalez Villa, EMEB Jose Pinto, EMEB Maria Siloti e EMEB Padre Jefferson Luiz de Magalhães, além do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE).

 

Ensino fundamental

O Programa Cuidar Mais, edição 2018, também contemplou no primeiro semestre estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 34 escolas municipais, da área urbana e de distritos do município, com participação de 1.332 alunos. O objetivo foi incentivá-los a entender melhor sobre as questões relacionadas ao saneamento e ao meio ambiente, reforçando a importância da preservação dos recursos naturais.

As revistas em quadrinhos produzidas pelos estudantes foram apresentadas na 7ª Bienal Rubem Braga, que ocorreu de 15 a 20 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim. No segundo semestre, o programa foi estendido a outras escolas do ensino fundamental, também do 5º ano, que manifestaram interesse em participar.

Durante os encontros, os alunos receberam revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, desenvolvidas especialmente para o programa e que foram utilizadas para subsidiar o debate e a produção das revistas em quadrinhos expostas na Bienal Rubem Braga. A analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, também visitou as escolas, abordando temas como benefícios e impactos do saneamento na saúde e qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais, entre outros.

Comentários

VEJA TAMBÉM...