Jaguatirica é encontrada morta em Monte Alegre - Jornal Fato
Geral

Jaguatirica é encontrada morta em Monte Alegre

Felino selvagem de médio porte, que apresenta pelagem com padrão que lembra onça-pintada, teria sido atropelado em estrada nas imediações da Floresta Nacional de Pacotuba, segundo relato de moradores da localidade


- Divulgação/Redes Sociais

Um felino selvagem de médio porte, segundo relato de moradores da localidade de Monte Alegre, foi encontrado morto em uma estrada vicinal, nas imediações da Floresta Nacional de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.

O caso teria acontecido no último fim de semana e as pessoas que viram o animal acreditam se tratar de uma jaguatirica, e que ela foi atropelada. Pois a encontraram na beira da estrada de terra com parte da cabeça esmagada, em meio a marcas de pneu. No entanto, nenhuma autoridade ambiental havia sido comunicada.   

Posteriormente, na segunda-feira (22), chegou à redação do jornal ES de FATO uma fotografia que chamou a atenção da equipe. A jaguatirica é uma espécie do gênero Leopardus e apresenta pelagem com padrão que lembra a onça-pintada, diferenciando-se pela presença de listras no dorso.

Mas, ao contrário do parente de porte maior, não está em risco de extinção. Josiane Pereira Sales, funcionária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) local, confirma que jaguatiricas são comuns na Floresta Nacional de Pacotuba.

Com cerca de 450 hectares, o exuberante bioma da Mata Atlântica é considerado um santuário da fauna e flora no Sul do Espírito Santo.

Comentários