Interdição em trecho da Beira Rio inverte trânsito no centro - Jornal Fato
Geral

Interdição em trecho da Beira Rio inverte trânsito no centro

Rua Siqueira Lima, no coração de Cachoeiro, é bloqueada para etapa final de macrodrenagem em trecho na altura de antigo shopping popular na avenida Beira Rio; pontos de ônibus são transferidos e há lentidão no trânsito


- Marcos Leão

Em pleno horário de almoço nesta quinta-feira (10), um dos momentos do dia em que o tráfego costuma ser intenso no centro de Cachoeiro de Itapemirim, este era o retrato da rua Siqueira Lima, no coração da cidade: deserta de veículos.

 

 

É que hoje é o primeiro dia de interdição, para o trânsito, do trecho na avenida Beira Rio na altura da rua Cesar Misse (antigo shopping popular) para troca das adutoras de água da concessionária BRK Ambiental, em razão do avanço das etapas finais da obra de macrodrenagem (para escoamento de água de tempestades) na região.

Houve registro de lentidão no tráfego na área central da cidade, principalmente de manhã cedo. E, com isso, relatos de atraso de até mais de 30 minutos em alguns trajetos. 

O bloqueio, que teve início na Siqueira Lima, é por causa da necessidade de escavações para a interligação das estruturas subterrâneas ao Rio Itapemirim. 

A expectativa da Secretaria Municipal de Obras (Semo) é de que os serviços durem até 45 dias.

 

 

Para mitigar os efeitos no fluxo de veículo da cidade, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg) elaborou uma série de intervenções temporárias, que envolvem a inversão de sentido em pontes e vias da região.

Para os condutores que seguirem pelas ruas Capitão Deslandes (popularmente, conhecida como "Rua dos Bancos") e Rui Barbosa, a opção é passar pelas ruas Costa Pereira ou Barão de Itapemirim e acessar a rua 25 de Março. Nesse ponto, é possível realizar o contorno pela Ponte Municipal Fernando de Abreu ou, mais adiante, pela ponte Carim Tanure, que está com sentido invertido para a margem contrária do Rio Itapemirim.

 

 

A seguir, os motoristas podem virar à esquerda, pela rua Samuel Levi, também com sentido invertido, entre a avenida Pinheiro Junior e a ponte Juscelino Kubitschek - estrutura que está com mão única no sentido Centro -, conduzindo os veículos até a avenida Beira Rio, na altura da rua Joaquim Vieira, trecho que está liberado para tráfego.

A Prefeitura de Cachoeiro, inclusive, divulgou um vídeo explicando. Assista:

 

Em função da mudança de sentido da rua Samuel Levi e da ponte Carim Tanure, outras alterações provisórias foram implementadas na região, para permitir que os condutores acessem o centro.

O segmento da avenida Dr. Ubaldo Caetano Gonçalves, situado entre o Tiro de Guerra e o antigo Detran, teve sua disposição viária ajustada, para operar em sentido duplo, a fim de dar vazão ao fluxo de veículos provenientes das ruas Alziro Viana e João Mota, assim como da Ponte de Ferro. 

 

 

 

Ônibus

A interdição na avenida Beira Rio também gera mudanças temporárias na operação do transporte coletivo municipal e interdistrital.

As linhas urbanas que têm a via em seus itinerários utilizam a ponte municipal Fernando de Abreu (Centro x Independência) para fazer o contorno pelo bairro Aquidaban e retornar à Beira Rio usando a rua Samuel Levy e a ponte Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga).

Por isso, a parada desses ônibus na Beira Rio foi transferida para a área em frente à academia pública no calçadão da avenida. 

No caso do ponto da Praça Jerônimo Monteiro (em frente à Câmara Municipal), a alternativa de embarque para os passageiros é a parada da rua Costa Pereira (em frente à Catedral de São Pedro).

Já as linhas distritais saem da rodoviária do município, na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, e seguem seus itinerários pelas avenidas Aristides Campos e Jones dos Santos Neves, rumo às ruas Bernardo Horta e Eugênio Amorim, em direção à avenida Beira-Rio.

"Sabemos dos transtornos que obras em vias públicas causam ao fluxo de veículos da cidade, principalmente, quando envolvem avenidas importantes como a Beira Rio. Entretanto, nossas equipes estão trabalhando para mitigar os efeitos negativos no trânsito, realizando a sinalização e acompanhando os impactos das alterações, para que tudo transcorra com tranquilidade para condutores e pedestres", declarou o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...