Horário de Verão começa hoje à meia-noite - Jornal Fato
Geral

Horário de Verão começa hoje à meia-noite


Foto Ilustrativa

 

Redação

 
É preciso ficar atento. O horário de verão começa neste sábado (dia 15) a partir da meia-noite e os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário diferenciado serve para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
 
O horário de verão foi criado em 1784 pelo político e cientista norte-americano Benjamim Franklin, com o objetivo de economizar gasto com carvão mineral em razão dos tempos difíceis da I Guerra Mundial.
 
A intensão é a mesma nos tempos atuais. O horário ajuda a diminuir o consumo de energia e foi estabelecido para o segundo semestre, no mês de outubro, quando os dias começam a ficar gradativamente maiores do que as noites, com o sol nascendo mais cedo e pondo-se mais tarde.

 

A ideia é justamente aproveitar essa duração extra da iluminação natural nos horários em que os brasileiros consomem mais energia (no final da tarde), com o uso do chuveiro elétrico, TV e outros equipamentos eletrônicos.

 
Estados que não têm horário de verão: Os estados que não irão adiantar os relógios neste sábado são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. 

 

Comentários