Hifa deve começar ampliação de maternidade no 2º semestre - Jornal Fato
Geral

Hifa deve começar ampliação de maternidade no 2º semestre

Diretoria do Hospital Infantil Francisco de Assis apresenta projeto de complexo materno infantil na unidade do Aquidaban, em Cachoeiro, a vice-governador Ricardo Ferraço


- Marcos Leão

Tendo como um dos objetivos transferir a maternidade da sede no Sumaré, no centro da cidade, para aperfeiçoar o atendimento, a direção do Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa) pretende começar as obras de ampliação da unidade do Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, no segundo semestre deste ano.

O empreendimento está orçado em R$ 78 milhões, sem contar os equipamentos. E prevê a capacidade para a realização de 450 a 480 partos mensais. Trata-se, na verdade, de um complexo hospitalar que será criado com a construção de dois prédios, em três fases, abrangendo posteriormente a ampliação do atendimento pediátrico de alta complexidade.

O projeto foi apresentado na tarde desta segunda-feira (15) pelo presidente do Hifa, Winston Roberto Machado, e o superintendente do hospital, Jailton Alves Pedroso, ao vice-governador do Espírito Santo e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, que se comprometeu a ajudar.

 

 

De acordo com a diretoria da instituição, há cerca de R$ 15 milhões em caixa para dar o pontapé inicial à obra e são aguardados recursos de emendas parlamentares prometidos pela bancada federal capixaba.  

Há três anos, o Hifa realizava 280 partos por mês. Atualmente, são 400, justifica o superintendente Jailton Pedroso. "Não por conta do aumento da população, mas porque os municípios vizinhos deixaram de fazer", explica o gestor.  

Também participaram do evento na tarde de hoje o vice-presidente do Hifa, José Clara da Silva, além de conselheiros da instituição de saúde e do vereador Delandi Macedo.

Antes da apresentação do projeto do complexo hospitalar, Ricardo Ferraço realizou uma visita técnica às instalações do Hifa no Aquidaban.   

 

Comentários