ES registra o menor índice de homicídio dos últimos 28 anos - Jornal Fato
Geral

ES registra o menor índice de homicídio dos últimos 28 anos


No interior, a redução no índice de homicídios foi de 11%. As maiores quedas foram verificadas em Pedro Canário (43,3%), Linhares (41,3%), Pinheiros (36%), Piúma (31,3%) e São Mateus (26,6%). (Fotos: Leonardo Duarte/Secom)

 

ADI-ES

 

O secretário de Estado de Segurança Publica e Defesa Social, André Garcia, divulgou na manhã desta terça-feira (03), em uma coletiva de imprensa, o levantamento de dados realizado pelo governo sobre os índices de homicídios no Estado. Segundo ele, o Espírito Santo foi um dos estados que mais registrou queda no índice de homicídios do País no ano passado.

 

Em 2016, o Espírito Santo registrou o menor índice de homicídios dos últimos 28 anos. Com a redução de 15,1% verificada no índice de mortes por homicídios no ano passado, no comparativo com 2015, o Estado saiu da segunda posição de maior índice de homicídios do País registrado em 2009 para atingir a marca da 11ª posição no ranking nacional no ano passado. No interior, a redução no índice de homicídios foi 11% e na Região Metropolitana da Grande Vitória de 18%.

 

No interior, a maior redução do índice de homicídio foi verificada em Pedro Canário com uma queda de 43,3%. Em seguida vem Linhares (redução de 41,3%), Pinheiros (redução de 36%), Piúma (redução de 31,3%) e São Mateus (redução de 26,6%). Na contramão da queda dos índices apresentados em nível de Estado estão os municípios de Itapemirim que teve um aumento de 200% no índice de homicídios, Conceição da Barra (aumento de 180%) e Cachoeiro de Itapemirim (aumento de 24%).

 

De acordo com o secretário André Garcia, a queda do índice de homicídios é resultado das políticas publicas de segurança realizadas pelo governo em todo o Estado. "O Espírito Santo foi um dos estados que mais registrou queda no país e passou a ser referencia nacional no combate a violência. Todas políticas publicas de segurança implantadas na região metropolitana são replicadas no interior. Desde a integração de áreas, recomposição do efetivo até as operações integradas feitas pelas policias civil e militar. Fizemos várias operações no Norte e no Sul com foco na prisão de homicidas e traficantes. Nos crimes violentos a proporção de participação do tráfico é igual no interior e na região metropolitana", disse ele.

 

O secretário informou que desde 2009, a taxa de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes, dado usado pelos organismos internacional para medir o índice, tem caído no Estado. Naquele ano, o Espírito Santo contabilizava 58 homicídios por 100 mil habitantes representando um total de 2034 homicídios. No ano passado foram 1181 homicídios o que significa uma taxa de 27,7 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

De acordo com o levantamento, entre os homens, 63% dos homicídios são resultados do envolvimento com o tráfico de drogas, 23% são crimes passionais e 14% são rixas ou vingança. Neste levantamento não são contabilizados os crimes de latrocínios. Em relação aos homicídios de mulheres, 42% têm como motivação tráfico de drogas, 33% são por vingança e 24% feminicídio.

 

Dos 78 municípios capixaba, 67 registraram menos que 25 homicídios ao longo de 2016. Isto representa menos de dois homicídios por mês em média. A boa notícia é que em 11 municípios não foram registrados nenhum homicídio. São eles: Mucurici, Porto Belo, São Domingos do Norte, Laranja da Terra, Itarana, Ibitirama, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Muqui, Alfredo Chaves e Marechal Floriano. O destaque fica por conta de Divino São Lourenço que, nos últimos 10 anos, só contabilizou dois homicídios.

 

Mulheres

 

Outro dado relevante do levantamento é a queda no número de crimes contra a mulher. O Espírito Santo que, em 2009, amargou a posição de primeiro lugar no ranking nacional em homicídios de mulheres com 11 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, conseguiu reduzir pela metade a taxa deste tipo de crime no ano passado no comparativo com 2015. Em 2016 foram 4,8 mortes para cada 100 mil habitantes e em 2015 foram 11 mortes/100 mil habitantes.

 

"As intervenções que fazemos são específicas para tentar resultar no que conseguimos fazer neste primeiro momento que é elevar o Espírito Santo a taxa média nacional dos crimes contra a mulher. O Estado hoje tem casa abrigo para as mulheres; fazemos visitas às mulheres vítimas de violência com a polícia militar; fazemos intervenções com os agressores com a polícia civil; fazemos as oficinas "Homem que é Homem" em todo o Estado tentando mudar a cabeça do homem. Temos ainda outras políticas que são feitas por meio de outras secretarias com este propósito. Contamos também com o apoio do Ministério Publico e do Judiciário com capacitação dos policiais para atender as ocorrências de mulheres", disse o secretário.

 

Comentários