Câncer: prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais - Jornal Fato
Geral

Câncer: prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais

Adotar medidas preventivas e hábitos saudáveis são dicas de ouro nessa luta


Dra. Sabina Aleixo e Creuza Pereira - Foto:Helena Valadão/Ludmila Oliveira

Por conceito técnico, câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Mas para uma pessoa que recebe esse diagnóstico, câncer pode significar dor, impotência, culpa, arrependimento, o fim, morte. E não somente para ele. Para sua família também.  "Quando um membro da família surge com algum sintoma, mobiliza todos os demais membros do grupo. O tempo de investigação, exames e consultas envolve todos, em um esforço coletivo, para que tudo possa ter um desfecho favorável", destaca a psicóloga Ana Arlete Saltori.

Em muitos desses casos, a morte por câncer pode ser evitada com a adoção de medidas preventivas e hábitos de vida mais saudáveis. Pensando assim, o Ministério da saúde instituiu, em 1988, o dia 27 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Desde então, em todas as partes do Brasil, ações, eventos e campanhas são promovidas com o intuito de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle desta patologia que é a segunda causa de mortes por doenças no mundo todo. Perde apenas para os problemas cardiovasculares.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima ocorrência de cerca de 600 mil novos casos ainda este, atingindo todas as idades, raças e gêneros. DE acordo com dados do próprio INCA, excluindo o câncer de pele (não-melanoma) os tipos de câncer mais incidentes em homens são próstata, pulmão, intestino, estômago e cavidade oral, enquanto que nas mulheres, os cânceres de mama, intestino, colo do útero, pulmão e tireoide estão no topo da lista.

Isso acontece, na grande maioria dos casos, por causa da falta de informação e das dificuldades de se começar o tratamento adequando. "Muitas pessoas não têm acesso a exames, a biopsias e então acabam chegando com a doença em estágio avançado dificultando a cura," explica a oncologista Sabina Aleixo.

Alguns não conseguem ou não podem esperar e acabam pagando por medicamento ou até exame que é oferecido gratuitamente. Isso aconteceu com a Camila Torres, paciente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci). Ela teve seu primeiro diagnóstico de câncer por volta de 2016 e até conseguir se tratar, demorou cerca de um ano. "Isso porque pulei algumas etapas arcando com algumas despesas de exames e consultas. Se não fosse isso, não sei como teria sido", disse.

Ela que iniciou tratamento de câncer de mama, hoje também trata tumor no fígado e, segundo a médica, o surgimento desta segunda lesão veio em decorrência da grande demora nos trâmites para início do tratamento. Ela ainda teve um outro contratempo para fazer uso de medicamento que agora por Lei é fornecido pelo governo, voltado ao tratamento do câncer de mama e pode dobrar a sobrevida de mulheres com metástase, fase em que as células malignas estão presentes em outras áreas do corpo. 

 

Prevenção

Prevenção é o primeiro passo. Evitar hábitos nocivos como consumo de álcool e cigarro, manter-se no peso ideal e praticar atividade física regularmente são dicas de ouro para quem quer evitar essa doença tão temida. Estar em dia com os exames preventivos também é fundamental para diagnóstico precoce, e assim ter altas chances de cura. 

Além disso, tratamento com bons médicos especialistas, que passam confiabilidade, segurança, muita positividade, bom humor e apoio da família também são indispensáveis para se chegar ao sucesso.

Essas são dicas de Creuza Pereira. Ela sabe bem o que é o câncer. Está finalizando radioterapia do seu terceiro. O primeiro, melanoma, veio no início dos anos 80. Agora, próxima aos 70 anos de idade, dona Creuza já fez a retirada de uma mama e trata novo tumor, que surgiu em 2017, na outra.

"Não é preciso ter medo do câncer. Descobrindo cedo e tendo coragem e fé conseguimos vencer todos os obstáculos Temos que pedir a Deus para fazer o melhor por nós e acreditar tanto Nele quanto nos médicos".

É a mensagem que ela deixa para todos que estão começando a batalha e também para quem já está na luta pensando em desistir. 

Comentários