Comudi representa Itapemirim em campeonato de bandas e fanfarras - Jornal Fato
Geral

Comudi representa Itapemirim em campeonato de bandas e fanfarras

O campeonato é o brasileiro de Bandas e Fanfarras que acontecerá neste fim de semana


A Corporação Musical de Itapemirim (Comudi) virou referência entre as bandas marciais e de percussão do Brasil. Desta vez, a banda irá representar o município e o Espírito Santo em Senador Canedo - Goiás. O campeonato é o brasileiro de Bandas e Fanfarras que acontecerá neste fim de semana.

A Comudi de itapemirim mostrará seu trabalho no campeonato, organizado pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF), no domingo (8), a partir das 16h, na categoria Banda de Percussão Sinfônica Sênior.

O estagiário e coreógrafo Luanderson Madelli da Silva conta que está há 10 anos na Comudi e que esse é um projeto que funciona graças à prefeitura e ao apoio da população. "Além da música instrumental, oferecemos outras atividades que também estimulam, treinam ou aperfeiçoam as capacidades cognitivas e motoras. O corpo coreográfico, por exemplo, pode ser uma saída para pessoas que procuram realizar atividades ou exercícios físicos prazerosos e que trazem benefícios para o corpo e a mente".

Conforme o coordenador da corporação, Allan Nazareth, a Comudi foi campeã geral no último campeonato estadual de bandas em Jaguaré - Espírito Santo. "Os treinos acontecem durante as tardes e as aulas de música dias de segunda, quarta e sexta-feira no matutino, vespertino e noturno, é só ir na sede que funciona no Ginásio Municipal 'Waldyr Alves' e efetuar a matrícula."

Anfitriã

O coreógrafo explica que a Corporação é conhecida e respeitada no ramo das bandas no Brasil. "Temos inúmeros troféus. Depois do ano de 2008 vencemos diversos campeonatos abertos e filiados em uns seis estados, entre São Paulo, Sergipe, Minas Gerais e Pernambuco. No campeonato brasileiro foram quatro vezes consecutivas, em vários estados, em 2015, 2016, 2017 e 2018", completa Luanderson.

A apresentação é instruída pelo maestro de percussão, Ernandes de Oliveira Albuquerque e pelo coreógrafo Luanderson, sob a coordenação do projeto de musicalização, Allan, que contam com o trabalho dos funcionários e assiduidade dos integrantes. Atualmente, a banda tem 400 alunos matriculados.

Alan relata sobre conquistas. "Alguns moram distante, ou trabalham, ou estudam e mesmo assim dedicam um tempo para a atividade. As viagens proporcionam momentos que atingem um dos nossos objetivos que é a socialização dos alunos. Eles têm talento de verdade é muito gratificante ver as pessoas felizes por estarem nos assistindo ou escutando e no meio das bandas o Brasil todo aguarda a Comudi neste campeonato do dia 08 de dezembro, é emocionante saber que somos enaltecidos por pessoas que moram tão distante", finaliza.

 

Comentários