Drogaria Novo Parque dá a receita para atender bem - Jornal Fato
Especial

Drogaria Novo Parque dá a receita para atender bem

Dedicação e respeito aos clientes, traduzidos em preços justos, com atendimento de alta qualificação


À frente da tradicional drogaria do Alto Novo Parque está a farmacêutica bioquímica Aline Sartori - Foto: Divulgação

 

Dedicação e respeito aos clientes, traduzidos em preços justos, com atendimento de alta qualificação.

Requisitos básicos para o êxito de qualquer negócio em setores onde a concorrência é acirrada. Ainda mais quando diz respeito à área de saúde, como uma farmácia, por exemplo.

Funcionando há quase duas décadas no bairro Alto Novo Parque, em Cachoeiro de Itapemirim, a Drogaria Novo Parque é considerada um porto seguro pela clientela local.

Em grande parte, porque por trás do empreendimento está a bióloga e farmacêutica bioquímica Aline Sartori.

Com toda a experiência acumulada ao longo da carreira, ela atesta que os clientes adquirem confiança sobretudo pela orientação prestada no balcão.

Pós-graduada em Prescrição Farmacêutica e Farmacologia Clínica, Aline reconhece que a finalidade essencial de sua empresa é oferecer acesso à saúde. "Os serviços farmacêuticos orientados para atenção ao paciente, basicamente quanto ao uso racional de medicamentos e segurança no tratamento, oferecem melhoria na qualidade da saúde da população", afirma.

 

Vocação

Mas para ofertar atenção farmacêutica, Aline observa que é necessário que o profissional tenha um perfil adequado, busque constantemente atualizar seus conhecimentos e, principalmente, goste de lidar com gente.

Para isso, é preciso humildade e consciência da responsabilidade ajudar as pessoas a fazer o melhor uso de medicamentos.

 

Capacitação

Sobre sua especialidade, ela frisa que o conhecimento adquirido na pós-graduação é direcionado para o balcão, para o cliente. "É daí que vem a confiança. A base da farmácia, a base do conhecimento farmacêutico é a Farmacologia".

A importância que dá à ampliação dos próprios conhecimentos se estende a toda equipe de colaboradores. "O principal diferencial é o nosso atendimento, a competência. Todos são treinados para prestar o melhor serviço aos clientes", considera. 

 

Gestão

Aline Sartori abriu a Drogaria Novo Parque em 2002 com o marido, Robson Salles Gratival, e apenas um funcionário. Hoje, são 12 colaboradores somente nesta farmácia.

O casal ainda administra a Drogaria Alto Village, no bairro Village da Luz, inaugurada posteriormente e que conta com quatro funcionários, além das lojas Zero KM Moto Peças e Zero KM Bike Shop, totalizando uma equipe de 32 colaboradores.  

 

"No sangue"

Natural de Guiricema, em Minas Gerais, Aline veio para Cachoeiro trazida por um irmão, Domingos Antônio Sartori, fundador da rede de farmácias Vila Rica, que chegou a ter cinco lojas na cidade. Trabalhou com ele até montar o próprio negócio. 

Ela vem de uma família de farmacêuticos. "eu e meus dois irmãos, primos, tios, todos são da área".  

Aline se formou em Ciências Biológicas em meados da década de 1990, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e depois se graduou em Farmácia e Bioquímica pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). 

 

Mercado

No país, o setor de farmácias apresenta crescimento no faturamento, mesmo diante da recessão econômica.

Mas Aline chama a atenção para a importância da ética no ramo. A sua visão é de que "deixaram de ver farmácia como um local de orientação, de saúde, passaram a tratá-la como um comércio comum e farmácia não deveria ser vista desta forma".

Ela, porém, reconhece a necessidade de o gestor estar atento, acompanhar os sinais do mercado, como o de investir na oferta de serviços, perfumaria e cosméticos, além da venda de remédios, para ampliar o público.  "Antigamente era muito diferente do que é hoje. A tradição é que faz a gente permanecer no mercado, porque as grandes redes estão tomando conta, dominando, engolindo muitas farmácias independentes", observa.

A farmacêutica também acredita ser fundamental aproveitar a tecnologia para avançar na oferta de serviços nesse contexto de alta competição e com a perspectiva de mais consolidação. 

De qualquer forma, Aline conclui que para permanecer no mercado a receita não muda: além de unir modernidade e tradição, é necessário profissionalismo, ética, dedicação, e - acima de tudo - gostar do que faz, pois só os melhores se mantêm.

 

 

 

 

Comentários