Carnaval: sul sem homicídios e com queda no roubo de veículos - Jornal Fato
Geral

Carnaval: sul sem homicídios e com queda no roubo de veículos

O número de pessoas dirigindo embriagadas aumentou, assim como o de menores apreendidos


Foto: Divulgação/PM

O Comando de Polícia Ostensiva da Região Sul (CPO-Sul) divulgou na manhã desta quinta-feira (7) o balanço das ações da Polícia Militar durante o Carnaval. O levantamento mostra que, este ano, não houve homicídios. No ano passado, três pessoas foram assassinadas no mesmo período. Houve queda de 50% no número de roubos e furtos de veículos no sul do Espírito Santo e cerca de 1.567 policiais militares trabalharam em todos os cinco dias de folia, dando uma média de 325 policiais por dia.

Os crimes patrimoniais também diminuíram em 10 %, em 2019. O número de apreensão de arma de fogo aumentou 16%; a embriaguez ao volante subiu em 20% e, apreensão de menores por atos infracionais, 27%.

A PM recebeu 2.732 ligações de emergência no 190, sendo 84 dessas (3%) nos locais onde aconteciam as festas de Carnaval. Os municípios que mais realizaram chamadas policiais foram Cachoeiro, Piúma, Marataízes, Anchieta e Itapemirim, respectivamente. Os motivos, de acordo com o relatório, seriam casos de violência doméstica, som alto e brigas.

Para a polícia, alguns fatores podem ter contribuído para a diminuição de crimes, como atuação das polícias e guardas municipais antes e durante o Carnaval; a dispersão de público para interior/montanhas; e a opção da maioria das prefeituras por carnavais tradicionais e com intensa fiscalização municipal.

Comentários