Cachoeiro terá semáforos inteligentes para melhorar fluidez do trânsito - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro terá semáforos inteligentes para melhorar fluidez do trânsito

O plano foi exposto pelo prefeito Victor Coelho ontem, primeiro dia da "Imersão Smartcities", que continua nesta quinta-feira (7) no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim


Semaforos em vias centrais da cidade devem ser substituídos - Fotos: Divulgação

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), planeja implantar semáforos inteligentes nas principais vias da cidade. Objetivo é melhorar a fluidez do trânsito.

Conectados a câmeras de vídeo e sensores, esses equipamentos realizam a leitura do fluxo de veículos e programam sua abertura e fechamento, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo as chances de acidentes.

O sistema que será adotado em Cachoeiro é parecido com o que está sendo usado em Campos dos Goytacazes, município fluminense que o prefeito visitou nesta semana, para conhecer o funcionamento dessa solução.

O plano foi exposto por Victor ontem, primeiro dia da "Imersão Smartcities", que continua nesta quinta-feira (7) no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). O prefeito foi um dos palestrantes do evento sobre cidades inteligentes.

"Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento de Cachoeiro por meio da implementação de tecnologias inovadoras, que nos permitirão tomar decisões mais eficientes, otimizar recursos e oferecer serviços de mais qualidade à população", afirma o prefeito,

Ainda não há data definida para a implantação da melhoria.

 

Mais planos

Outro projeto que a administração municipal pretende implementar é a utilização de carros com tecnologia embarcada e inteligência artificial. Dotados de sensores, esses veículos são capazes de realizar um diagnóstico da cidade, como identificar buracos, defeitos na sinalização, mato, obstruções de vias, entre outros.

As informações são compartilhadas em tempo real com a administração pública, que distribui os dados para as secretarias competentes realizarem as ações necessárias para a solução dos problemas levantados.

Na área da saúde, Victor Coelho anunciou que o município está buscando viabilizar a implantação de um sistema de telemedicina, com a finalidade de ampliar a oferta de atendimentos à população, a partir da prestação remota de serviços.

 

Mais do que planos, ações

Além de planejamento, Cachoeiro já tem funcionando ou em andamento outras tecnologias que a elevaram ao posto de 37ª cidade mais inteligente do país, de acordo com o ranking Connected Smart Cities de 2022.

Victor lembrou algumas delas, como como a conectividade, com a disponibilidade de internet sem fio gratuita em espaços e prédios públicos.

Na área da saúde, o prefeito destacou a digitalização de processos, como agendamento on-line de consultas e acesso a resultados de exames médicos.  Hoje, a rede municipal de saúde conta com internet de fibra ótica em todas suas unidades de atendimento, o que permite maior integração entre os serviços oferecidos à população.

Na educação, o município disponibiliza notebooks para alunos e professores utilizarem durante as aulas, dinamizando as atividades pedagógicas e enriquecendo a aprendizagem. Também está implantando internet de alta velocidade nas unidades.

Outro importante ponto levantado por Victor Coelho foi a ampliação das opções de contato entre a população e a prefeitura, que disponibiliza, além de atendimento presencial e por telefone, um número de whatsapp para acolher demandas e aplicativos móveis para a solicitação de serviços.

O prefeito ainda destacou a ampliação, em andamento, do sistema de videomonitoramento do município, que passará a contar com 255 câmeras instaladas em locais estratégicos, e a Parceria Público-Privada (PPP) para expansão e modernização do sistema de iluminação pública, que entrará em operação em breve.    

 

Comentários