Cachoeiro tem potencial para construção de Hemocentro - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro tem potencial para construção de Hemocentro

A construção do Hemocentro Regional de Cachoeiro é uma demanda que já existe, desde o ano de 2012


Cachoeiro de Itapemirim é considerado referência para outras cidades do Sul do Estado, por ter dois importantes Bancos de Sangue (Hemonucleos), que são responsáveis por atender a maioria dos hospitais da região, que diariamente têm pacientes que precisam de transfusão sanguínea.

Outros fatores que contribuem para que Cachoeiro se torne um apoio aos demais municípios, é a proximidade com rodovias importantes, como a BR-101, por exemplo, a proximidade com as localidades menores do interior da região e a considerável distância de Vitória, que possui o Hemocentro mais próximo. Todos esses pontos convergem para que Cachoeiro se torne um importante suporte aos demais municípios.

De acordo com a Enfermeira Supervisora do Serviço de Hemoterapia/Hemonúcleo da Santa Casa Cachoeiro, Cintia Pimenta, atualmente além de atender sua própria demanda, que é de cerca de 450 bolsas de sangue por mês, a Santa Casa também dá suporte direto à filial Castelo e ao Hospital Infantil Francisco de Assis. Os demais hospitais da Região Sul são abastecidos ou recebem suporte do banco de sangue do Hospital Evangélico.

Ela ressalta, também, outro fator agravante, que é a quantidade de transfusões realizadas na Região Sul, um número bastante expressivo, se comparado as demais regiões do estado. "A média de transfusões da Região Sul, atualmente, é maior que a média das Regiões Norte e Central somadas, conforme levantamento realizado em 2016. Mas o fator agravante, é que em determinadas épocas do ano, como no período de inverno de férias, o número de doações diárias diminui muito, o que dificulta e interfere de forma direta no abastecimento do estoque da unidade, e na quantidade necessária para atender outros hospitais", afirma.

A construção do Hemocentro Regional de Cachoeiro é uma demanda que já existe, desde o ano de 2012. Ainda de acordo com Cintia Pimenta a unidade traria inúmeros benefícios a Cachoeiro e municípios próximos. "A demanda de transfusões da Região Sul é muito grande, portanto os benefícios são muitos, vão desde as melhorias no acesso, visto que só a rede pública pode realizar coletas externas, por meio da unidade móvel, até tecnologia e infraestrutura, levando em conta que a rede privada não tem incentivo para investimentos. Outro ponto é que, quando unidade do Hemoes realiza coleta externa, todas as bolsas de sangue são destinadas à região metropolitana, o que reflete na queda das doações nos serviços do município de Cachoeiro", finaliza.

De acordo com a Lei Nº 7150, de 04 de março de 2015, o Poder Executivo Municipal já foi autorizado a doado ao Governo do Estado do Espírito Santo, uma área de terreno para a construção do Hemocentro Regional de Cachoeiro de Itapemirim, a mesma já foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeiro e sancionada pelo Prefeito do município.

Comentários