Amanda Quinta, prefeita afastada de Presidente Kennedy, deixa a prisão - Jornal Fato
Geral

Amanda Quinta, prefeita afastada de Presidente Kennedy, deixa a prisão

Ela, no entanto, não volta ao cargo enquanto as investigações estiverem em andamento


A prefeita afastada de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, deixou o Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim hoje, por volta das 17h00. Ela conseguiu habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta terça-feira (17), e vai responder em liberdade o processo que a levou à cadeia, em flagrante por receptação de suborno, em maio deste ano. A decisão da sexta turma foi por unanimidade.

Ela, no entanto, não volta ao cargo enquanto as investigações estiverem em andamento. O STJ determinou ao Tribunal de Justiça que imponha medidas cautelares, dentre as quais devem estar, obrigatoriamente o seu afastamento das funções na Prefeitura e não manter contato com servidores. Outras poderão ser acrescidas pela corte capixaba.

Os ministros do STJ entenderam que apesar do flagrante, a prefeita não usou violência e, por isso, não será necessário mantê-la presa, bastando, entretanto, com medidas cautelares, impedi-la de interferir nas investigações.

Ela é acusada pelos crimes de organização criminosa, de responsabilidade, corrupção passiva e ativa, e falsidade documental.

Em 8 de maio, a prefeita, seu companheiro José Augusto, empresário do serviço de limpeza urbana e seu motorista (também sócio) foram flagrados na casa do casal, onde, supostamente, seria distribuída propina pelo empresário que chegou com R$ 33 mil ao local, em uma mochila. No local, também foram apreendidas armas.

A visita e a presença dos dois empresários investigados em Presidente Kennedy foram monitoradas desde o dia 6 de maio pela polícia, que efetuou as prisões em flagrante na casa da prefeita.

A defesa, no entanto, alega que não houve crime e que, no momento da prisão, ela e o empresário sequer estavam no mesmo cômodo da casa.

Comentários