Projeto em centro prisional ganha destaque nacional - Jornal Fato
Estadual

Projeto em centro prisional ganha destaque nacional


Um programa desenvolvido no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) foi selecionado na 15ª posição dentro das quinhentas propostas classificadas para a próxima fase do Programa Centelha ES, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

O Centelha ES pretende estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo através da oferta de capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A diretora do CPFC, Graciele Sonegheti, relata que ficou surpresa com o resultado alcançado. "A Sejus tem investido em projetos de ressocialização e de humanização da pessoa privada de liberdade, nos dando liberdade para desenvolver iniciativas nessa linha. Enquanto pesquisadora, quis mensurar a relevância dessa iniciativa e a coloquei como objeto de estudo no meu mestrado, e fiz uma inscrição do projeto no programa Centelha. O reconhecimento da nossa proposta traz ainda mais motivação ao trabalho que realizamos".

O projeto Maternar Lactantes Presas ressalta a importância do aleitamento, afeto e cuidados materno, especialmente na Primeira Infância, ainda que em um ambiente como uma unidade prisional. O projeto apresenta uma solução a esse desafio: a capacitação e consultoria aos sistemas prisionais femininos para oferta de ajustes que proporcionem condições ideais às internas lactantes para a maternidade plena.

Essa ação já é desenvolvida no CPFC, que conta com enxoval, berçário e quartos humanizados, brinquedoteca, banheiros e outros equipamentos que criam um ambiente salubre e lúdico, propício para o desenvolvimento das crianças. Enquanto estão no berçário materno-infantil, as internas mamães recebem um acompanhamento psicológico que fomenta o envolvimento ativo e afetivo com seus bebês.

A diretora da unidade, Graciele Sonegheti Fraga, que é psicóloga, ressalta que desde a implantação dessa metodologia na unidade, tem percebido uma melhora na relação maternal, dando as condições necessárias para o desenvolvimento nessa fase.

Programa Centelha

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Comentários