Cachu Heat disputa final da Copa ES de Basquete neste domingo - Jornal Fato
Esportes

Cachu Heat disputa final da Copa ES de Basquete neste domingo

A final na liga bronze em Vitória contra a equipe Aracruz Basquete.


- Foto: André Luiz.

Com cinco vitórias e invictos na Copa ES de Basquete, o próximo desafio do Cachu Heat Basquete Cachoeiro é a final na liga bronze, que será realizada no próximo domingo (04), em Vitória, contra a equipe Aracruz Basquete.

O campeonato é estadual, organizado pela FECABA e com apoiado pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

"Nossas expectativas são grandes para o jogo da final. Temos excelentes atletas e queremos que a final seja uma grande festa e que, mesmo sendo nosso primeiro campeonato, possamos sair campeões," disse Gustavo Brandão, representante e fundador do time.

A equipe Cachu Heat Basquete Cachoeiro é mais um exemplo inspirador de dedicação e crescimento no cenário esportivo de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Sobre o time

O Cachu Heat, cujo nome faz referência ao calor característico da cidade, surgiu da paixão pelo basquete. Gustavo Brandão e Wesley Carreço, no dia 11 de janeiro de 2024, decidiram criar um time adulto para treinar e participar de campeonatos regionais, inspirados pela rica tradição esportiva da cidade, que conta com dois projetos sociais de basquete: a LUSB - Liga Urbana Social de Basquete e o Projeto Varejão. Esses projetos atendem crianças e jovens, revelando talentos como Didi Louzada, que já jogou na NBA e está na seleção brasileira de basquete nas Olimpíadas de Paris.

Observando o alto número de praticantes de basquete na cidade e a necessidade de continuidade para os jovens que completam a idade máxima nos projetos sociais, Gustavo criou, em 2023, um campeonato de basquete amador na cidade. O sucesso desse campeonato motivou a criação do Cachu Heat, reunindo amigos e atletas locais.

O time, formado por 17 atletas e coordenado pelo técnico Filipe Alves, começou de maneira amadora, mas com muita dedicação. Eles então decidiram participar da Copa ES de Basquete na liga bronze. A competição contou com equipes de todas as regiões do estado, incluindo o norte, sul e Grande Vitória.

No domingo dia 21 de julho, o Cachu Heat jogou a semifinal contra a equipe de Bom Jesus, vencendo por 40 a 30. A partida foi realizada na quadra da LUSB (Escola Zilma Coelho Pinto) em Cachoeiro.

O técnico Filipe Alves comentou sobre o jogo: "Foi um jogo difícil, pensado. Conhecíamos o adversário, sabíamos o potencial, mas uma semifinal tudo conta. O emocional vem muito forte, ainda mais sabendo que já havíamos ganhado deles na fase de grupos. Entrei no jogo confiante, pois acredito no grupo, acredito em cada um que veste a camisa do Cachu Heat, não somos apenas um time, somos um grupo, uma família", disse.

Até chegar à semifinal, o Cachu Heat jogou quatro partidas, sendo três na fase de classificação e uma nas quartas de final. Na fase de classificação, enfrentaram as equipes Alcateia, Bom Jesus e Marlins S23.

Além da expectativa para a final, o Cachu Heat já garantiu a vaga na liga prata para o próximo campeonato, que acontecerá ainda este ano. Os dois primeiros colocados da liga bronze sobem para a prata, e, como já estão na final, essa vaga já é deles.

Para o futuro, Gustavo Brandão planeja expandir o projeto do Cachu Heat, criando uma associação para atender mais jovens e adultos amantes do basquete. A ideia é oferecer continuidade aos projetos existentes (LUSB e Projeto Varejão), atendendo jovens e adultos que completam a idade máxima nos projetos sociais. Gustavo também sonha em formar um time feminino para a cidade,.

"É um orgulho ver nosso projeto crescer e contribuir para o fortalecimento do basquete em nossa cidade", finalizou Gustavo, refletindo sobre a trajetória do Cachu Heat e as expectativas para o futuro.

Comentários