Atletas paralímpicos de Iconha se classificam para final nacional em SP - Jornal Fato
Esportes

Atletas paralímpicos de Iconha se classificam para final nacional em SP

Eles recebem homenagem na Prefeitura após o bom desempenho na competição regional; A grande final da Paralimpíada Escolar de 2022 será disputada no fim de novembro no Centro Paralímpico em São Paulo


- Divulgação/Prefeitura de Iconha

 

Os jovens atletas paralímpicos iconhenses que participaram da fase regional da Paralimpíada Escolar de 2022 - em São Paulo entre os dias 5 e 10 de setembro - e conquistaram a classificação para a grande final da competição - foram homenageados pela administração municipal. Os jovens foram recebidos pelo prefeito Gedson Paulino em seu gabinete.

Arthur Fornanciari foi o 2º colocado na corrida de 150 metros. Carlos Eduardo Oliveira, 2º colocado no salto em distância e Isaac Bianchine alcanço o1º lugar no lançamento de dardo; 1º lugar no arremesso de peso; e 3º lugar na corrida de 100 metros em cadeira de rodas.

A Paralimpíada Escolar é disputada desde 2009 e é considerado o maior evento mundial para crianças com deficiência e em idade escolar. Além dos paratletas capixabas, a fase regional foi disputada por paratletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

"É obrigação de todo gestor público apoiar a inserção social e o esporte é uma forma delas. A competição esportiva ajuda na inclusão destas crianças na sociedade, os estimula a superar desafios, aumenta a autoestima e demonstra que não há limites para quem quer ser um grande campeão. Estou muito feliz e orgulhoso com o desempenho de nossos pequenos atletas e confio que mais conquistas importantes acontecerão", declarou o Gedson Paulino, prefeito de Iconha.

Os paratletas são treinados pelo professor de educação física José Cassimiro do Nascimento Filho.

 

FINAL

A grande final da Paralimpíada Escolar de 2022 será disputada no fim de novembro no Centro Paralímpico em São Paulo. O evento é de grande importância para o esporte paralímpico nacional e mundial e é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

 

CAMPEÕES

As Paralimpíadas Escolares já revelaram grandes talentos em edições anteriores. Paratletas campeões, como os velocistas Alan Fonteles (ouro em Londres 2012) e Verônica Hipólito (prata no Rio 2016), Petrúcio Ferreira (recordista mundial nos 100m na classe T47), o nadador Talisson Glock (prata no Rio 2016), o jogador de goalball Leomon Moreno (prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016), a mesa-tenista Bruna Alexandre (bronze no Rio 2016) são alguns destes exemplos.

Comentários