Pandemia deixará avanços na medicina - Jornal Fato
Especial

Pandemia deixará avanços na medicina

Na opinião de coordenador de curso de medicina em Cachoeiro, há adequação e ampliação da tecnologia à serviço da saúde


- Divulgação

A pandemia de coronavírus deverá deixar um legado para a saúde.
A opinião é do coordenador do curso de medicina em Cachoeiro de Itapemirim, Dr. Pedro Herbert Casimiro Onofre. Ele acredita que avanços são alcançados, como aconteceu durante a segunda guerra mundial.
Para ele a disponibilização do conhecimento se tornará mais ampla. "Nunca se produziu tanto e nunca se divulgou tantos assuntos como pesquisas nesta área da covid-19, por se tratar de estudos e estruturas muito caras, mas no momento todas as instituições estão compartilhando esse conhecimento" pontua Pedro.
Houve ainda adequação e ampliação da tecnologia à serviço da saúde. Se antes o Conselho Federal de Medicina restringia ações, durante a pandemia, todas as normas foram reconsideradas com o objetivo de ajudar a população.


"Com a tecnologia, podemos chegar aos pontos mais remotos do planeta, levando tratamento e auxiliando as pessoas no combate às doenças como é o caso da covid-19" avalia o coordenador do curso de medicina. "Hoje o médico pode utilizar a telemedicina com regras estabelecidas, e, após esse período, se verá que todos os receios foram dissipados pelo bem maior da humanidade. Uma orientação, às vezes online, muda a rota em direção ao bem estar das pessoas" completa.


A formação dos profissionais da área de saúde também sofreu mudança radical: "A outra grande inovação se dá quando através de autorizações especiais do MEC, os alunos da área da saúde, em especial da medicina, dão show de dedicação com mais envolvimento de professores e universitários, creio que um caminho sem volta"
Para o coordenador do curso de medicina, um dos pontos que merece destaque é sem dúvida a velocidade das descobertas. "São vários colaboradores, pesquisadores, enfim profissionais dedicando 24 horas do seu dia a encontrar a cura, vencendo desafios, se superando, criando sistemas e plataformas de estudo, de uma forma jamais vista na história", avalia Dr. Pedro Herbert Onofre.

Comentários