Obra do ano em Marataízes - Jornal Fato
Especial

Obra do ano em Marataízes

Reurbanização da orla da Praia Central abre novo tempo em Marataízes, com boas perspectivas para o turismo


A inauguração seria hoje, mas foi adiada, sem data definida para ocorrer - Foto: Divulgação

As duas primeiras, das quatro previstas, etapas de urbanização da orla Praia Central de Marataízes serão concluídas ainda neste ano. A inauguração estava prevista para este sábado (28), mas foi adiada ontem,  de acordo com o prefeito Robertino Batista da Silva, o Tininho (PDT). Ao longo das últimas semanas, as obras correram em ritmo ainda mais acelerado, gerando boas perspectivas para a temporada de verão.

O empreendimento é tratado como a obra do ano - talvez do século até aqui. Também por isso, a Prefeitura tem se esforçado para vencer as dificuldades, sejam meteorológicas, sejam burocráticas e/ou financeiras.

No final de novembro e início de dezembro, foram muitos dias de chuva, mas de acordo com o secretário de Obras de Marataízes, Ricardo Pepe, em entrevista ao portal ojornalonline, a empresa responsável pela obra tem se desdobrado para entregar o serviço. Os trabalhos não param nem aos finais de semana.

O investimento total no trecho, entre a Igreja de Nossa Senhora da Penha até a entrada do município, pela rodovia estadual ES 490 (Cachoeiro x Marataízes), no semáforo da Avenida Atlântica, é de R$ 14,1 milhões. A intervenção seria realizada com recursos do Governo do Estado, que, no entanto, repassou R$ 3 milhões, retendo o restante por falta de certidões do município. Para evitar atrasos, o prefeito determinou que a obra prosseguisse com recursos próprios, com ressarcimento posterior pelo Governo.

A revitalização da orla de Marataízes contemplando a reurbanização e melhorias na mobilidade urbana, na atual etapa, em trecho de cerca de 700 metros de extensão, que passará a contar com novo calçadão, seis quiosques, dois banheiros, dois chuveiros, academia funcional e playground.

Desde setembro, todo trabalho de macrodrenagem foi concluído, o que deve dar fim aos alagamentos em dias de fortes chuvas. Além disso, o primeiro Píer, recebeu revitalização em toda a sua extensão. Há ciclovia e de calçadas acessíveis. Também 100 vagas de estacionamento.

A Avenida Jones dos Santos Neves será duplicada, e a Avenida Domingos Martins passará por revitalização. Além disso, a praia será contemplada com novo paisagismo e plantio de 4 mil mudas, entre outras intervenções.

Tininho garante que, após o verão, dará continuidade à obra realizando mais uma etapa (do antigo Chalé 70 até o Condomínio do Meio), desta vez utilizando recursos da própria municipalidade.

Comentários