Hospital Evangélico: o gigante da medicina de Cachoeiro - Jornal Fato
Especial

Hospital Evangélico: o gigante da medicina de Cachoeiro

O Heci conta com uma estruturada Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e profissionais especializados na área


- Divulgação

Foi a união de alguns membros de Igrejas Evangélicas, com o forte desejo em comum de oferecer serviços de saúde à comunidade que no final de década de 50 nasceu o Hospital Evangélico.

Mais de 60 anos depois, ele se consolida em um hospital geral com alta abrangência em tratamentos e cirurgias, referenciados nas áreas de Cardiologia, Oncologia e Maternidade de Alto Risco. O Heci conta com uma estruturada Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e profissionais especializados na área.

Centenas de pessoas passam diariamente pelos corredores com as mais diferentes necessidades. Seja para uma doação de sangue uma vez que possui um Banco de Sangue que atende a macrorregião sul do Estado. Seja para um exame, pois conta com laboratório de análises clínicas com excelência em resultados há mais de 30 anos no mercado ou para um tratamento de hemodiálise, que também possui um setor equipado para atender diariamente cerca de 40 pacientes em três turnos.

Além de tudo isso, conta com o mais moderno setor de Setor de Hemodinâmica com equipamentos modernos e materiais necessários para realização de qualquer procedimento na área e vem desempenhando papel não só na assistência aos pacientes, assim como contribuindo cientificamente com publicações médicas em congressos nacionais e internacionais.

A Radioterapia do HECI não tem filas. E trabalha com as mais modernas técnicas e com uma equipe altamente qualificada de profissionais.

Tanta excelência transformou o Hospital Evangélico em escola em 2008 com a chegada da Residência Médica. Hoje são sete especialidades e ainda conta com a Residência Multiprofissional nas áreas de atenção ao câncer e Intensivismo para nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais.

A lista de atributos não para por aí. Abriga o único Banco de Leite Humano do Sul do Espirito Santo suprindo a demanda de 16 municípios.  A endoscopia e broncoscopia, quem tem um centro no Hospital, veio acelerar o diagnóstico de algumas patologias, além de auxiliar nas situações de emergência.

Como se não bastassem todos esses itens, o HECI ampliou serviços de atendimento com o Ambulatório de Especialidades e o Pronto Atendimento Convênio e Particular, que juntos já realizaram cerca de 10.000 consultas. O primeiro oferece 25 especialidades nos cinco dias da semana, com os mesmos médicos que atendem no hospital, exames de análises clínicas e ultrassonografia. O segundo foi todo reformado e pensado para atender de forma rápida e confortável os pacientes, principalmente aquelas nas especialidades em que o hospital é referência e também, hematologia, clínica geral, cirurgia geral e urologia.

 

Projeto para implantação do Instituto do Câncer

Mas o desejo de oferecer o melhor e mais adequado atendimento à população fala mais alto. Tanto que o Hospital tem viabilizado, junto à Bancada Capixaba de parlamentares na Câmara Federal para a implantação do Instituto do Câncer, que irá conferir mais leitos, mais atendimentos e mais resultados positivos para o paciente oncológico.

Foram muitas lutas, muitas dificuldades superadas, mas o HECI venceu e consegue se consolidar nesse gigante que é hoje. E a meta agora é manter essa qualidade e continuar trabalhando pela valorização da vida, como ele tem feito durante esses 33 de exitoso funcionamento.

 

Comentários