Empresa investe na preservação - Jornal Fato
Especial

Empresa investe na preservação

Água é reaproveitada na produção e para irrigação em ambiente com 25 mil metros quadrados arborizados


Foto: Divulgação

Em Cachoeiro de Itapemirim, empresas do setor de rochas ornamentais investem em sustentabilidade. Além de garantir a preservação ambiental, a medida gera mais eficácia dos colaboradores, num ambiente integrado com a natureza, evitando picos de estresse.

De acordo com o Sindirochas, a maioria das empresas já tem essa consciência, atualiza e investe constantemente nas melhores formas de reaproveitamento da água utilizada e descarte dos resíduos.

É o que ocorre, por exemplo, na Angramar. A Lama do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (LBRO) é gerada em todas as fases do processo, na maioria das empresas do ramo. A água é utilizada na confecção de peças, no corte e polimento de chapas e no desdobramento dos blocos. Este resíduo requer tratamento e disposição final adequada.

A empresa separa e destina os resíduos para receptores licenciados, além da lama do processo produtivo para aterros que investem em estudos para aplicação em produtos ligados à construção, como é o caso da Amool (Associação Ambiental Monte Líbano).

A arborização dos entornos da empresa e o reaproveitamento da água também fazem parte dos processos relacionados ao meio ambiente. A lama por equipamento onde é prensada para sua destinação.

A água extraída, depois, é filtrada até ficar em condições de ser reutilizada no processo ou para irrigação. Em outras palavras, gera economia e ainda retorna para o meio ambiente sem os resíduos, proporcionando que vida animal e vegetal convivam com as operações industriais.

É comum ver alguns animais silvestres nos espaços da empresa. Mas tudo isso foi construído ao longo dos anos, com essa visão ambiental.  É o que explica o diretor da Angramar, Ed Martins André: "Começamos há uns 18 anos a mudar nossos filtros e alcançamos vários benefícios, entre eles o econômico, uma vez que a economia da água é relevante" detalha.

A área reflorestada da empresa preenche 15 mil m2. Já o pomar ocupa um espaço de 10 mil m2. O clima na empresa também é influenciado. Na empresa, hoje é possível desfrutar da convivência com a fauna e momentos de interação com a natureza.

 "Os colaboradores aproveitam o horário do almoço para relaxar. Hoje temos um pomar e uma horta, à disposição de quem deseja se nutrir com essas riquezas naturais".

O empresário estimula ainda palestras de conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Os benefícios são diretos pois os colaboradores interagem e cuidam de tudo que é preservado na empresa.

Ed conta que a preocupação com o futuro do planeta remonta as origens dos proprietários. "Eu nasci e cresci no interior, então essa visão de cuidar do que é nosso e onde vivemos sempre foi presente. Por isso trouxemos para nossa empresa essas práticas" detalha.

 

 

 

 

 

Comentários