Cachoeiro: 153 anos, sem festa - Jornal Fato
Especial

Cachoeiro: 153 anos, sem festa

O município atravessa em 2020 uma das piores crises de sua história


Foto ilustrativa

Cachoeiro de Itapemirim completa hoje 153 anos, mas sem festas. O município atravessa em 2020 uma das piores crises de sua história. Em janeiro houve enchente sem precedentes, com uma morte, centenas de desabrigados e prejuízos na casa dos R$ 120 milhões no comércio.

 

E antes mesmo que tivesse chance de se recuperar dos danos sociais e econômicos, foi atingido pelo temor da pandemia global do coronavírus, que, ao fechamento deste editorial, na manhã do dia 24 de março, já havia deixado uma pessoa contaminada e outras 16 sob suspeita no município.

 

Em razão da guerra à doença Covid-19, governos em todo o mundo têm adotado medidas de restrição à circulação de pessoas, com o objetivo de evitar que a contaminação desenfreada deixe em colapso o sistema de saúde.

 

Com isso, o já devastado comércio da cidade, principal polo da região, sofre novamente, ao também ser colocado em "quarentena", com o decreto que proíbe a abertura de lojas por pelo menos 15 dias.

 

Os custos socioeconômicos que serão cobrados por essas medidas ainda não foram dimensionados, mas, na balança, obviamente, a vida pesa mais. Portanto: fique em casa!

 

Em meio às precauções, as programações em comemoração à emancipação do município foram canceladas pela Prefeitura, que programara desfile cívico-escolar para marcar a data. Hoje, civismo mesmo é colaborar para conter o avanço da epidemia.

 

Nós mesmos, no jornal, precisamos reduzir a quatro páginas este suplemento especial, antes imaginado com 16. Mas, com o apoio de empresas tradicionais da cidade, mantivemos a tradição inaugurada há 17 anos - recém completados pelo Espírito Santo de FATO - de homenagear Cachoeiro.

 

Desta vez, contamos com a ajuda de nossas colaboradoras Anete Lacerda, Katiúscia Coelho e Regina Monteiro, que mostram visão singular sobre o município e alguns de seus ícones. São textos que falam de pontos históricos, cordialidade, cultura e muito mais.

 

Entre diversos aspectos, vale ressaltar duas características muito fortes dos cachoeirenses, a tenacidade e solidariedade. É por intermédio dessas qualidades que sairemos dessa.

Comentários