Cachoeiro perde 499 empregos em dezembro, mas fecha ano positivo - Jornal Fato
Emprego

Cachoeiro perde 499 empregos em dezembro, mas fecha ano positivo

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego


- Foto: Agência Brasília

 

O mês de dezembro fechou com o pior saldo de empregos formais de 2023 em Cachoeiro de Itapemirim. Foram fechados 499 postos de trabalho no município. No período foram 1.314 admissões e 1.813 demissões. Em todo ano, no entanto, houve a geração de 1.090 vagas. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quarta-feira (30).

O comportamento do mercado de trabalho em Cachoeiro foi o mesmo na comparação com os resultados do país e do estado.

No município, o setor de serviços teve os piores resultados, com o saldo de 310 demissões. A indústria fechou 165 oportunidades. E a construção civil desempregou 31. Os setores a gerar empregos foram o agropecuário, com cinco vagas. E o comércio, com duas.

Mesmo assim, no ano, o saldo foi positivo. Entre janeiro e dezembro houve a geração de 1090 empregos formais. E só agropecuária (-3) e indústria (-281) terminaram no negativo. Setor que mais demitiu em dezembro, coube também aos serviços o maior número de admissões no ano, com 705. Construção Civil (+389) e Comércio (247) vêm a seguir.

No Espírito Santo foi verificada a mesma tendência ocorrida em Cachoeiro. Em dezembro houve mais demissões (41.170) do que admissões (34.300), o que resultou em saldo negativo de 6.870 vagas. Porém, nos 12 meses de 2023, O estado registrou saldo acumulado de +34.202 novos postos de trabalho com carteira assinada.

No Brasil, em dezembro o saldo de novos desempregados foi de 430.159. Ao passo que no ano inteiro criou 1,48 milhão de empregos.

 

Saldo de novas empresas é positivo

O ano de 2023 foi de bom resultado na abertura de empresas, em Cachoeiro: 3.985 foram abertas, gerando um saldo positivo de 1.792 novos empreendimentos (diferença entre aberturas e baixas). Os dados são do Mapa de Empresas, plataforma do Governo Federal.

Em média, cerca de 16 empresas foram abertas, diariamente, no município - considerando os dias úteis.

"Encerramos mais um ano com resultados positivos no cenário de empregos e empresas em Cachoeiro. Isso evidencia que estamos seguindo na direção correta em relação às nossas políticas de desenvolvimento municipal, impulsionando o fortalecimento da economia local e a criação de novos postos de trabalho", ressalta o prefeito Victor Coelho.

Comentários