Livro valoriza ribeirinhos do Rio Itapemirim - Jornal Fato
Educação

Livro valoriza ribeirinhos do Rio Itapemirim

A obra será distribuída na sexta (25), aos alunos em forma de livro e aos demais interessados no formato de e-book


- Fotos Divulgação

A professora e escritora Leidiani Malini lança na próxima sexta-feira (25), a obra coletiva "Na Beira do Rio - Memórias e Aventuras". O impresso será distribuída aos alunos da turma de 5° ano do ensino fundamental para a qual leciona, em Itapemirim. E aos demais interessados, será disponibilizado em formato de e-book, através de solicitação pelo Instagram: @leidianemalinicosta.

O livro retrata vivências das comunidades ribeirinhas, através das memórias trazidas pelas pessoas que vivem nessas áreas - muitos dos matriculados vivem no entorno do rio.

Outra abordagem presente na obra é a afetiva, pela qual a autora espera conscientizar os leitores sobre a importância da preservação do Itapemirim.

"Levando em consideração as questões ambientais que estamos vivenciando, decidimos focar nessa abordagem, ampliando a discussão sobre o impacto ambiental e a preservação", explica a professora.

 

Obras coletivas

O livro é o resultado do projeto desenvolvido desde de 2014 pela professora, em Itapemirim.

Anteriormente, em 2023, já havia sido publicado o livro "Cheiro de Terra", também em parceria com os alunos do 5º ano daquele ano. Esta obra retratou a história e cultura de onde a unidade de ensino está inserida.

Além do município praiano, Leidiane que leciona há 30 anos, também atua em Cachoeiro de Itapemirim.

 

O primeiro livro

A professora, que se considera "escritora por amor", debutou no ano de 2021, com o livro "Do casulo ao voo". A obra narra a história de sua mãe. "Sempre me encantei com histórias de vida, realizei pequenos registros de pessoas do meu convívio e realizei o grande sonho de escrever a história da minha mãe", relata a autora.

 

Novas obras

A autora pretende escrever novo livros individuais e seguir com seu projeto educacional.

"Acredito que essa iniciativa é fundamental para enriquecer o processo educacional, proporcionando aos alunos oportunidades de crescimento através da literatura e da produção textual, valorizando suas histórias e memórias", conclui.

Ainda não há datas para lançamentos de outras obras.

Comentários

VEJA TAMBÉM...