Larvas na marmita: Alunos da UFES organizam protesto nesta segunda (9) - Jornal Fato
Educação

Larvas na marmita: Alunos da UFES organizam protesto nesta segunda (9)

O ato acontece logo mais, às 11h, desta segunda-feira (9), em frete a Ufes, Campus Goibabeiras, em Vitória.


- Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Acontece logo mais, às 11h, desta segunda-feira (9), em frete a Reitoria Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Campus Goibabeiras, em Vitória, um ato em protesto às más condições das refeições oferecidas pelos restaurantes universitários da instituição, após denúncias de larvas encontradas nas marmitas vendidas aos alunos.  

Na semana passada, um aluno postou em suas redes sociais um vídeo onde mostra a marmita com larva. A postagem viralizou e até um perfil no Instagram foi criado com o nome "Larvas no RU UFES", com a finalidade de receber denúncias de outros alunos.

Estudantes de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional também relataram terem encontrados larvas em suas marmitas.

O que diz a UFES:

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio da Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes, informou que está ciente do problema e já emitiu uma notificação à empresa fornecedora das refeições.

"Desde o semestre letivo 2021/2, os Restaurantes Universitários (RUs) retomaram seu funcionamento fornecendo refeições pré-acondicionadas (marmitas), que podem ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou retiradas para 'viagem'. Essa foi uma medida temporária e o contrato com a empresa fornecedora de marmitas já está em fase de finalização. A Proaeci afirma que está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos RUs, o que ocorrerá tão logo as equipes das empresas contratadas estejam aptas para iniciar os trabalhos", diz a nota enviada pela instituição.

Ainda segundo a nota, conforme comunicado divulgado esta semana no portal da Ufes, a previsão é que o início do fornecimento de refeições por meio de produção própria, ocorra no dia 23 de maio nos RUs dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus*, com atendimento no sistema prato e bandeja (self-service).

"A Proaeci orienta aos usuários que, caso encontrem qualquer irregularidade nas marmitas, comuniquem à equipe do restaurante, que providenciará a substituição imediata da refeição e adoção de outras medidas cabíveis. Os RUs do campus de Alegre e da unidade de Jerônimo Monteiro retomarão suas atividades com o fornecimento de refeições a partir desta segunda-feira", finalizou.

Comentários