Greve na UFES chega ao fim e calendário acadêmico é reformulado - Jornal Fato
Educação

Greve na UFES chega ao fim e calendário acadêmico é reformulado

Retorno das aulas acontece em 8 de julho, com ajustes no cronograma e novas datas para matrículas e provas finais


- Reprodução Web

Após um período de paralisação dos servidores docentes e técnicos-administrativos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) aprovou, na quinta-feira (4) o fim da greve e divulgou o calendário acadêmico de 2024.

Com o fim da greve, as atividades acadêmicas serão retomadas na próxima segunda-feira, 8 de julho. O novo cronograma prevê o término do semestre letivo em 1° de outubro, seguido pela semana de provas finais, que ocorrerá de 2 a 8 de outubro. O recesso acadêmico está programado para o período de 9 a 20 de outubro.

Para o segundo semestre letivo de 2024 (2024/2), o início das aulas está marcado para 21 de outubro, com término previsto para 25 de março de 2025. O período de recesso acadêmico e férias dos docentes acontecerá de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025. As provas finais do semestre ocorrerão entre 26 de março e 1° de abril de 2025.

A resolução que regulamenta estas alterações no calendário acadêmico será divulgada nesta sexta-feira, 5 de julho, no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOCS).

Esta reformulação foi necessária devido à paralisação e busca garantir o cumprimento das atividades acadêmicas e a reorganização das disciplinas oferecidas. As negociações que levaram ao fim da greve incluíram propostas de reajustes salariais para os anos de 2025 e 2026, além da revogação de uma portaria de 2020 que aumentava a carga horária mínima semanal dos professores.

Comentários