Escola de Cachoeiro adota o Novo Ensino Médio - Jornal Fato
Educação

Escola de Cachoeiro adota o Novo Ensino Médio

O Sesi é a primeira instituição de ensino do Espírito Santo a adotar o novo ensino


- Foto: Ilustrativa.

O Sesi de Cachoeiro de Itapemirim adotou o Novo Ensino Médio, que possibilita aos alunos direcionarem o próprio futuro. A novidade vem após a implementação do modelo no Centro Integrado Sesi Senai Civit, em Serra, a primeira escola do Espírito Santo a receber o projeto em caráter experimental, ainda no ano de 2018. Esse novo modelo de Ensino Médio será obrigatório em todas as escolas a partir de 2021.

O que muda com o Novo Ensino Médio

A carga horária de três mil horas previstas para o Novo Ensino Médio já é praticada nas unidades do Sesi/ES. Desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optarem pela formação técnica e profissional.

Os alunos serão orientados para o Itinerário II - Matemática e suas tecnologias; Itinerário III - Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V - formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai/ES. O Sesi Cachoeiro ofertará o Itinerário II e V, com Matemática e formação técnica em Redes de Computadores.

"A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho", destaca o Superintendente do Sesi/ES e Diretor Regional do Senai/ES, Mateus de Freitas.

Esse novo modelo traz ainda mudanças no jeito de ensinar e aprender. Assim, o ensino passa a ser por área de conhecimento com foco no desenvolvimento de competências e habilidades; as aulas são menos expositivas, tornando-se mais práticas e mais dinâmicas; os alunos passam a desenvolver projetos, oficinas e atividades diversificadas, que integram as áreas do conhecimento; desafios são propostos para que os alunos busquem soluções para problemas reais; a avaliação passa a ser feita por competências, com os alunos sendo avaliados em todas as atividades propostas e não apenas por provas.

Além do Senai Cachoeiro e o Sesi Senai Civit, as unidades de Aracruz, Campo Grande, em Cariacica; Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; Linhares e Jardim da Penha, em Vitória, também terão o Novo Ensino Médio.

O que é o novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio é uma reforma na grade curricular aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer pela lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino.

O novo sistema define uma organização curricular mais flexível e adota uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece um currículo comum obrigatório para todos os alunos. As redes e escolas terão até 2022 para se adaptar à nova legislação.

Confira quais cursos serão ofertados nas unidades onde o Novo Ensino Médio será implementado:

Aracruz: Técnico em Mecânica

Cachoeiro: Técnico em Redes de Computadores e Matemática (1 turma de cada)

Cariacica (Campo Grande): Matemática e Ciências da Natureza (1 turma cada)

Linhares: Técnico em Mecânica e Matemática (1 turma de cada)

Serra (Civit): Técnico em Eletrotécnica

Vila Velha (Cobilândia): Matemática

Vila Velha (Araçás): Ciências da Natureza

Vitória (Jardim da Penha): Técnico em Programação de Jogos Digitais (uma turma)

Comentários