Desfile da emancipação política volta a ser realizado em Cachoeiro de Itapemirim - Jornal Fato
Educação

Desfile da emancipação política volta a ser realizado em Cachoeiro de Itapemirim

Alunos de quatro escolas, percorreram o trajeto no centro da cidade que saiu do Shopping Cachoeiro e seguiu até a Praça Jerônimo Monteiro.


- Foto: Ronaldo Santos

Na manhã deste sábado (25), dia em que é comemorado 156 anos de emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim, o desfile cívico escolar voltou a ser feito após dois anos de hiato devido a pandemia de Covid-19. O evento, que é tradição no município, reuniu quatro escolas e cerca de 120 alunos, que percorreram um percurso entre o Shopping Cachoeiro e a Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade.

 

Fotos: Ronaldo Santos
 

Cristina Lens, que é secretária municipal de Educação, explicou o tema escolhido. "As escolas que estão desfilando, estão desde de fevereiro trabalhando o tema dos monólitos de Cachoeiro, que são as obras. Tanto as naturais, quanto as produzidas, em especial o Itabira e o mármore e granito."

Participaram do desfile as escolas municipais de ensino básico Aurora Estellita Herkenhoff, Sandra Monteiro Vargas Piassi, Zilma Coelho Pinto e Anacleto Ramos, além da banda marcial da escola estadual Liceu Muniz Freire. 

A escolha das instituições de ensino, segundo a gestora da pasta, se deu devido à proximidade com área central da cidade, visto que os deslocamentos dos alunos foram feitos pelos pais.

À frente da educação desde do primeiro mandato do Prefeito Victor Coelho, Cristina Lens comentou o que esperar de sua gestão. "Nós queremos deixar escolas com mais qualidade em atendimento. Permitindo que sejam espaços mais felizes e alegres. O nosso legado é a manutenção."

 

 
 

Umas das escolas participantes foi a EMEB Aurora Estellita Herkenhoff, que fica no bairro Aquidaban. Para a gestora educacional. Rita de Cássia Paganini, a volta do desfile é um momento de confraternização com a comunidade. "A família é parceira da escola, os pais gostam de ver seus filhos participando desse momento cultural. Cachoeiro é um berço da cultura, que está florindo de novo."

 

 
 

Para Renata de Fátima Ferreira, gestora da escola EMEB Anacleto Ramos, que fica localizada no bairro Ferroviários, a participação na ação representa um momento de aprendizagem. "Nós estamos para falar com nossos alunos, que hoje é aniversário de Cachoeiro, que eles não podem deixar de conhecer essa história."

O desfile escolar foi acompanhado pelos pais e familiares dos alunos, além da população que se encontrava no local e autoridades dentre elas o Governador do Estado Renato Casagrande.

 

Comentários