"Aquecer para desaquecer": retalhos viram agasalhos em projeto escolar - Jornal Fato
Educação

"Aquecer para desaquecer": retalhos viram agasalhos em projeto escolar

Iniciativa, que teve início em 2022, visa aquecer estudantes no período mais frio do ano e aproveita calor excessivo para conscientizar sobre aquecimento global


- Fotos Divulgação

O município de Cachoeiro de Itapemirim é conhecido por suas altas temperaturas. Difícil de lembrar, principalmente em meio à rigorosa onda de calor que estamos vivendo, mas há momentos em que o clima esfria.

No inverno, nem todos têm agasalhos para vestir. E é prudente planejar campanhas sociais com antecedência, ensinam especialistas.

A iniciativa ainda aproveita o calor excessivo do momento para conscientizar sobre aquecimento global.

Pensando nisso, a escola de educação básica "Professora Thereza Valiatti Sartório", localizada no bairro Boa Esperança, em Cachoeiro de Itapemirim, realiza projeto socioambiental em que doa agasalhos a seus alunos, reaproveitando materiais e destacando a importância da preservação da natureza. Trata-se do "Aquecer para desaquecer".

Para confeccionar os gorros e cachecóis, a gestora da unidade escolar, Labiby Elias da Silva Furtunato, recolhe retalhos de tecido e lã em uma fábrica de roupas que fica próxima de sua residência, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Com o material em mãos, pais, familiares e equipe escolar se uniram na confecção e doaram 180 agasalhos.

Os itens foram entregues na unidade de ensino em embalagens separadas e com um informativo que falava do conceito do projeto.

 

Expansão

Antes de iniciar a fabricação dos gorros e cachecóis, a equipe da EMEB "Thereza Valiatti Sartório" trabalhou o conceito de reaproveitamento em sala de aula e com a comunidade local. O objetivo foi demonstrar a necessidade de reaproveitar matérias têxteis.

 

 

Com aceitação e envolvimento dos estudantes, o projeto socioambiental "Aquecer para desaquecer" se expandiu e produziu pantufas, almofadas e cobertores para pessoas em situação de rua.

Para confeccionar as almofadas, que são utilizadas nas dependências da unidade de ensino, foram utilizados retalhos de tecidos e sacolas, expandindo assim o reaproveitamento de materiais.

Os cobertores dos moradores de ruas foram entregues em embalagens individuais e com cartas escritas pelos alunos.

Em reunião com o Conselho Comunidade Escola (CCE), foi decidido doar lã e tecidos para a Associação Espírita Jerônymo Ribeiro, igrejas Metodista e Presbiteriana, em Cachoeiro de Itapemirim. Além de duas escolas municipais de Muniz Freire.

 

Objetivo

O projeto "Socioambiental: aquecer para desaquecer" pretende, através do reaproveitamento de materiais e de literatura, informar sobre o aquecimento global, conscientizar os alunos sobre a questão climática.

Com o conhecimento repassado aos estudantes, a unidade de ensino espera que essas atitudes sejam replicadas por eles fora dos muros escolares.

A equipe da EMEB "Thereza Valiatti Sartório" deseja contribuir com a conservação do bairro e cidade em que está inserida. Além de expandir esse conceito para outros municípios.

Comentários