Três em cada quatro estabelecimentos rurais no ES são de agricultura familiar - Jornal Fato
Economia

Três em cada quatro estabelecimentos rurais no ES são de agricultura familiar

No Estado, o segmento tem expressiva força, além da produção de alimentos, nas áreas social, econômica e cultural


- Divulgação

A agricultura familiar é a força que move o agro no Espírito Santo. Presente em 75% das propriedades rurais do Estado, a agricultura familiar é uma importante fonte de renda no campo e contribui para a produção de alimentos em todo o Brasil. 

Reconhecendo a importância desse segmento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), informa que vem realizando "diversos investimentos, ações e políticas públicas voltadas à agricultura familiar capixaba"

No Espírito Santo, a agricultura familiar "tem grande força na produção de alimentos e nas áreas social, econômica e cultural", reitera o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

"Por isso, estamos valorizando ainda mais essa categoria, por meio de iniciativas como o novo Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo, que conta com taxas de juros atrativas, principalmente para o agricultor familiar, que poderá investir na expansão e no aumento da produtividade", assegura.  

Além disso, divulga Bergoli, a Subsecretaria de Agricultura Familiar está organizando e direcionando ações para ampliar as políticas públicas de atendimento aos diversos públicos que compõem a agricultura familiar capixaba.

Somente na cafeicultura, atividade mais presente nas propriedades rurais do Estado, a agricultura familiar está inserida em 78% dos estabelecimentos com produção de café. Para o agricultor familiar e empresário de Nova Venécia, Guilherme Oliveira, manter viva uma tradição familiar, por meio da criação da própria marca de café Conilon especial, a "Maritacas Coffee", é uma grande satisfação.

"Sou muito feliz em fazer parte da agricultura familiar. A importância de manter a tradição da família em produzir cafés, e agora trabalhando com cafés especiais e produzindo o meu café, é a realização de um sonho, além de estar perto da natureza e trabalhando para cada dia ter um produto mais sustentável e com todo esse valor agregado", declarou Oliveira.

O segmento, não é para menos, vem sendo reconhecido em todo o mundo. O Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho, foi criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mostrar os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores para produzir os alimentos. 

Além disso, a organização internacional também declarou a Década da Agricultura Familiar, quanto ao período de 2019 até 2028, na 72ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a fim de alavancar ações visando ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O governo capixaba, portanto, garante estar alinhado com os objetivos de desenvolvimento e sustentabilidade mundial. 




Comentários