Tarifas de água e esgoto sobem mais de 8% em Cachoeiro no ano que vem - Jornal Fato
Economia

Tarifas de água e esgoto sobem mais de 8% em Cachoeiro no ano que vem

Segundo BRK, o percentual de 8,52% busca o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e a recomposição da inflação


O ano de 2024 vai começar apertado para os cachoeirenses. As tarifas de água, esgoto e serviços correlacionados terão reajuste de 8,52%. O número representa quase o dobro das expectativas da inflação para este ano de 2023, que é de 4,46%, segundo projeção do mercado financeiro.

O pedido de reajuste foi feito pela BRK ambiental, e acolhido pela Agersa, agência que regula os serviços concedidos em Cachoeiro. O novo valor começa a ser aplicado em 25 de janeiro, 30 dias após a publicação no Diário Oficial da portaria que libera o aumento.

O ajuste é previsto em dispositivos contratuais de equilíbrio financeiro. O aumento superior a 8% equivale a dizer que quem se enquadra na faixa de uso residencial até 10 mil litros hoje paga aproximadamente R$ 3,92 por cada mil litros e vai passar a pagar R$ 4,26. A tarifa de esgoto, neste caso, sobe de R$ 3,13 para R$ 3,40 para cada mil litros de água consumidos.

E o valor cobrado pela água cresce, a depender se o uso é residencial, comercial, industrial ou público. E também por faixas de consumo, que são 5. De 0-10 m³; de 11-20 m³; de 21-30 m³; de 31-40 m³, e acima de 40 m³.  

O percentual também se aplica para serviços como segunda via da conta, religação do hidrômetro após corte por falta de pagamento, solicitação de carros-pipa, entre outros.

Em Cachoeiro, 67 mil imóveis residenciais, comerciais e industriais contam com os serviços prestados pela BRK: água produzida, tratada e distribuída, e esgoto coletado, tratado e com destinação adequada.

 

CONCESSIONÁRIA

Segundo BRK, o percentual de 8,52% busca o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e a recomposição da inflação, fundamentais para a manutenção da eficiência e a segurança da prestação dos serviços de água e esgoto.

Explica que os novos valores serão aplicados para as contas entregues em fevereiro de 2024, em todas as categorias tarifárias.

Segundo a empresa, para a maioria da população com consumo residencial de 10m3 (metros cúbicos), o reajuste representa um acréscimo de R$ 5,90 por mês nas contas de água e esgoto. A tarifa mínima residencial de 10m3 passará dos atuais R$ 70,60 (R$ 39,20 água + R$ 31,40 esgoto) para R$ 76,50 (R$ 42,50 água + R$ 34,00 esgoto), o que significa um acréscimo de R$ 0,33 no metro cúbico a ser pago pelo consumo de água e de R$ 0,26 no metro cúbico pago pelo serviço de esgoto, para essa categoria e faixa de consumo.

A nova estrutura tarifária estará disponível na página da concessionária a partir da vigência.

 

INVESTIMENTOS

A concessionária lembra que a tarifa cobrada pela prestação dos serviços públicos de saneamento garante a realização de obras e melhorias para a ampliação e modernização dos serviços de água e esgoto do município.

Em 25 anos da concessão em Cachoeiro de Itapemirim, completados em 2023, os investimentos realizados foram superiores a R$ 543 milhões, possibilitando que a cidade alcançasse patamares que são referência no Espírito Santo e no Brasil: atualmente, 99,57% da população da área urbana é abastecida com água potável, e 98,5% do esgoto gerado é coletado, dos quais 98,15% são tratados, índices superiores ao estabelecidos pelo novo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei federal 14.026/2020).

 

TARIFA SOCIAL

A BRK, em parceria com o município, oferece o programa Tarifa Social para famílias de baixa renda. Cachoeiro é o único no Espírito Santo que concede 100% de isenção das tarifas de água e esgoto pelo programa Tarifa Social, atendendo a 1,5 mil famílias. O benefício da gratuidade é concedido aos moradores a partir de critérios como ter consumo médio máximo de 10m³ nos últimos seis meses e ter renda per capita familiar de até R$ 651,00, valor equivalente a meio salário-mínimo.

Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. A empresa também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp pelo número (11) 99988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

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