Oficina estimula criatividade empresarial - Jornal Fato
Economia

Oficina estimula criatividade empresarial

Curso propõe a busca por ideias e soluções criativas e não convencionais


 

Fugir do pensamento tradicional e da busca por soluções convencionais foi o que instigou empresários, professores e estudantes que participaram de curso promovido em Cachoeiro. O evento integrou a 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

"A geração de negócios pode ser uma consequência da participação de eventos como esse. Mas, nosso principal objetivo é propor um momento para que as pessoas possam se desenvolver e promover melhorias no seu próprio ambiente de trabalho", explicou o gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Hedryk Genson Daijó.

O compartilhamento de conhecimento é uma das premissas do PTI. Durante o evento, os participantes foram desafiados a estar no centro do desenvolvimento de um projeto, utilizando a criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptá-las ao contexto.

Ao colarem ideias em anotações, os participantes vislumbravam as possibilidades e tinham a oportunidade de ver pontos de vista diferentes, tendo o auxílio da facilitadora, a assistente administrativa do PTI, Drieli Godoy Monteiro.

Para a diretora Administrativa e Financeira do Instituto Capixaba de Gestão (ICG), Bárbara D' Avila, "o evento foi de crescimento para parte da equipe do ICG que esteve presente. É metodologia adotada para aprimorar nossos produtos e atender cada vez melhor as necessidades dos nossos clientes".

A ação lembrou a narrativa de donos de grandes ideias, que costumam relatar que tudo começou com um esboço em um pedaço de papel.

"É nesse ambiente descontraído e no embate de ideias que surge algo novo. Na medida em que existe interdisciplinaridade, passo a resolver o problema do outro e trazer oportunidades de inovação.", disse o subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Cachoeiro e coordenador da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, Alexandre Gasparini.

A oficina "Design Thinking: Ferramenta para Inovação" contou com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Viação Itapemirim.

 

Comentários