Indústria e serviços puxam a alta da geração de empregos em 2019 - Jornal Fato
Economia

Indústria e serviços puxam a alta da geração de empregos em 2019

O saldo dos primeiros dois meses do ano é positivo em 410 vagas


Puxado pela indústria, Cachoeiro de Itapemirim começa 2019 gerando empregos. O saldo dos primeiros dois meses do ano é positivo em 410 vagas. Não parece muito, mas é significativo em comparação com os seis anos anteriores registrando o fechamento de mais de 7 mil postos de trabalho.

Juntas, as indústrias de transformação e de extrativismo mineral, nos quais se enquadram as empresas de beneficiamento e extração de rochas ornamentais, respondem por 383 novas contratações formais em janeiro e fevereiro. Outro setor com boom desempenho é o de serviços, com a geração de 102 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados nesta semana.

A maior parte das vagas foi gerada em fevereiro e o bom desempenho dos dois setores serviu para contrabalançar desempenho ruim do comércio, que fechou 78 postos de trabalho neste ano, mesmo com a geração de 11 em fevereiro. A administração pública também tem demitido mais do que contratado. Fechou 26 vagas nos dois primeiros meses do ano.

Comentários