Estado e municípios solicitam comodato de ferrovia desativada - Jornal Fato
Economia

Estado e municípios solicitam comodato de ferrovia desativada

O documento marca passo significativo para a concretização das reivindicações do Movimento Linha Férrea


- Divulgação

Um ofício conjunto entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), 11 prefeituras dos municípios capixabas pelos quais os trilhos passam (ver a lista mais abaixo) e o governador Renato Casagrande solicita o comodato da ferrovia para projetos turísticos, culturais e de mobilidade.

O documento foi assinado na manhã desta segunda-feira (20), quando o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, se reuniu com o deputado federal Gilson Daniel e com o secretário estadual de Turismo, Philipe Lemos, na sede da Secretaria de Turismo (Setur), em Vitória. 

O encontro marca passo significativo para a concretização das reivindicações do Movimento Linha Férrea.

Foram apresentadas propostas de reutilização da estrada de ferro Leopoldina, sugerindo transformar a antiga ferrovia em um eixo de desenvolvimento turístico e cultural. As ideias incluem a criação de ciclovias, trilhas, vagões bistrô, museus, casas do turismo, mirantes, feiras e um parque linear.

Para avançar com essas iniciativas, será realizado um diagnóstico inicial, seguido de um estudo de viabilidade. Esses passos são essenciais para consolidar as propostas de reutilização da ferrovia e garantir que os projetos sejam sustentáveis e benéficos para as comunidades envolvidas.

O Movimento Linha Férrea tem como objetivo unir os prefeitos dos municípios impactados pela antiga linha férrea. A discussão visa explorar formas de melhor aproveitar os trechos da ferrovia para promover o bem-estar da população, além de desenvolver projetos turísticos, de lazer, culturais e de mobilidade urbana na região.

O encontro contou com a participação do assessor de gestão, Anderson Deprá, e de representantes dos municípios cortados por essa via histórica que são Alfredo Chaves, Atílio Vivacqua, Cachoeiro, Cariacica, Domingos Martins, Marechal, Mimoso, Muqui, Vargem Alta, Viana e Vila Velha.

 

Comentários