Empresa de petróleo quer investir no ES - Jornal Fato
Economia

Empresa de petróleo quer investir no ES

A Dyna-Mac confirmou ao governador Paulo Hartung seu interesse em investir no Espírito Santo


Nesta sexta-feira (02) - seguindo o fuso horário do local - o governador Paulo Hartung participou de diversas agendas em Singapura, nessa que é a primeira missão do governador no exterior. O destaque da programação deste dia foi uma reunião com a empresa Dyna-Mac, uma das líderes globais no segmento da engenharia de estruturas metal-mecânicas do ramo de petróleo e gás (FPSO - floating production storage offloading e FSO - floating storage offloading).
 
Com plantas produtoras em Singapura, China e Malásia, além de uma base operacional provisória em Santa Catarina, a Dyna-Mac confirmou ao governador Paulo Hartung seu interesse em investir no Espírito Santo, devido às vantagens competitivas nos setores metal-mecânico e de óleo e gás. O vice-presidente global para Desenvolvimento de Negócios da Dyna-Mac, Park Yong Kap, deverá em breve, liderar visita ao Estado para conhecer alternativas de localização industrial para a empresa.
 
Durante reunião com os dirigentes da PSA, empresa concessionária do Porto de Singapura, foi feita uma apresentação sobre o Porto Central, joint venture entre investidores capixabas e o Porto de Roterdã, Holanda. O Porto de Singapura - ainda neste mês - mandará missão ao Espírito Santo para estudar mais de perto a possibilidade de participar, como operadora, do Porto Central.
 
Após esta agenda, foi recebido para reunião organizada pela International Enterprise Singapore (IES) com a presença de, aproximadamente, 40 empresários com negócios e/ou interesses no Brasil, particularmente no Espírito Santo. O secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, apresentou a carteira de oportunidades concretas que o Espírito Santo tem a oferecer. A apresentação abrangeu áreas como startups em TI, indústria metal-mecânica ligada ao setor de óleo e gás, importação de café e de alimentos em geral, regime tributário, entre outras.
 
Deste encontro, nasceu convite para que o CEO do IESingapore, Yew Sung Pei, realize visita ao Espírito Santo, junto com a equipe da IES já baseada em São Paulo a fim de mapear oportunidades em variadas áreas: promoção comercial, investimentos em novos negócios industriais e em infraestrutura, cooperação em educação.
 
Na parte da tarde, o governador foi recebido pelo presidente executivo da SMRT, Goh Eng Kiat. Trata-se de uma empresa concessionária de serviços na área de transporte urbano em Singapura. A SMRT já presta colaboração a empresas e órgãos públicos dedicados ao transporte de massa em áreas metropolitanas, e ficou de apresentar proposta específica sobre como buscar o aperfeiçoamento dos transportes coletivos na Grande Vitória.
 
Outra visita que o Espírito Santo deve receber em breve é a do vice-presidente de Novos Negócios do Temasek, Nagi Hamiyeh, que é o segundo grande fundo soberano de Singapura, sócio-controlador, dentre outros empreendimentos do Porto de Singapura.
 
No início da noite, o governador reuniu-se com dirigentes de empresas brasileiras que já estão em operação em Singapura: Embraer, Vale, Petrobras, BRF, além de outras de menor porte.
 
 
Outros países
 
Após a visita à Singapura, o governador e o secretário-chefe vão para a Holanda e passam um dia na Malásia, na cidade de Ipoh. "Vamos conhecer a operação do terminal marítimo e do centro de distribuição de minério de ferro da Vale. Este foi o maior investimento da empresa no exterior. Grande parte do minério de ferro deste porto é proveniente do Porto de Tubarão, aqui no Espírito Santo", conta José Carlos.

Na Holanda, a comitiva fará visita ao Porto de Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do ES.

Comentários