Caixa antecipa segunda parcela do benefício emergencial - Jornal Fato
Economia

Caixa antecipa segunda parcela do benefício emergencial

Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial ganha versão com novas funcionalidades


Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento do Auxílio Emergencial do governo federal, a Caixa já creditou mais de R$ 16,3 bilhões para 24,2 milhões de brasileiros. O banco abriu até essa segunda-feira (20) mais de 10 milhões de contas Poupança Social Digital.  

Até às 16h de ontem, 42,2 milhões de cidadãos já se cadastraram para recebimento do benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 275,1 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registrou 49,6 milhões de ligações. O aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial foi baixado mais de 50 milhões de vezes. 

 

CAIXA antecipa o crédito da segunda parcela   

A Caixa antecipa o crédito da parcela 2 para os beneficiários elegíveis do Cadastro Único e para os que se inscreveram no aplicativo ou no site auxilio.caixa.gov.br. Confira: 

 

Parcela 2  

Brasileiros inscritos no Cadastro Único e inscritos pelo aplicativo e site que já receberam a parcela 1: 

 

Quinta-feira (23): 

  • Nascidos em janeiro e fevereiro 

 

Sexta-feira (24): 

  • Nascidos em março e abril 

 

Sábado (25): 

  • Nascidos em maio e junho 

 

Segunda-feira (27): 

  • Nascidos em julho e agosto 

 

Terça-feira (28): 

  • Nascidos em setembro e outubro  

 

Quarta-feira (29): 

  • Nascidos em novembro e dezembro 

 

Análise de elegibilidade   

A lei 13.982/2020 estabelece os critérios de quem tem direito a receber o Auxílio Emergencial. Todos os requisitos previstos nessa legislação devem ser observados para ter direito ao recebimento do benefício.   

A Caixa disponibiliza o aplicativo e o site para cadastramento e acompanhamento das solicitações do auxílio. As informações coletadas por estes canais são enviadas à Dataprev para avaliação dos requisitos previstos na lei.  

A Dataprev é responsável por verificar e informar à Caixa os cidadãos elegíveis e o valor do benefício, bem como informar os inelegíveis e o motivo da não aprovação. Após concluído o processo de análise, que tem sido feito em lotes de milhões de inscritos, as informações são homologadas pelo Ministério da Cidadania e encaminhadas ao banco, que, então, realiza o pagamento aos aprovados.   

Vale lembrar que, para aqueles que recebem o Bolsa Família, a avaliação de elegibilidade é automática. Quem tiver o direito, receberá o crédito do auxílio no mesmo calendário e forma do benefício regular. Os cidadãos inscritos no CadÚnico até 20/03/2020 que cumprem os requisitos legais, não fazem parte do Bolsa Família e têm conta poupança na Caixa ou no Banco do Brasil, recebem o crédito de forma automática. No caso daqueles sem conta, o crédito é feito na Poupança Social Digital da Caixa.  

 

Pagamentos público Bolsa Família  

Até 30/04, serão liberados mais R$ 12 bilhões em Auxílio Emergencial para beneficiários do Bolsa Família conforme calendário abaixo: 

 

Segunda-feira (20): 

  • 1.923.492 pessoas - NIS final 3 

1.357.623 famílias 

 

Quarta-feira (22): 

  • 1.924.261 pessoas - NIS final 4 

1.358.166 famílias 

 

Quinta-feira (23): 

  • 1.922.522 pessoas - NIS final 5 

1.356.938 famílias 

 

Sexta-feira (24): 

  • 1.919.453 pessoas - NIS final 6 

1.354.772 famílias 

 

Segunda-feira (27): 

  • 1.921.061 pessoas - NIS final 7 

1.355.907 famílias 

 

Terça-feira (28): 

  • 1.917.991 pessoas - NIS final 8 

1.353.741 famílias 

 

Quarta-feira (29): 

  • 1.920.953 pessoas - NIS final 9 

1.355.831 famílias 

 

Quinta-feira (30): 

  • 1.918.047 pessoas - NIS final 0 

1.353.780 famílias 

 

Novas liberações Público CadÚnico e App/Site  

Mais de 5 milhões de brasileiros receberão na próxima quarta-feira (22) o equivalente a mais de R$ 4,3 bilhões. O lote de beneficiários elegíveis ao auxílio foi enviado no último domingo (19) pela Dataprev e contempla 1,2 milhão de beneficiários do CadÚnico e 4,1 milhões cadastrados via app Caixa I Auxílio Emergencial e site auxilio.caixa.gov.br. 

 

Saque em espécie  

Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a CAIXA escalonou o calendário de saque. Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados por meio do app CAIXA Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família, não tem restrição para saque. 

 
Segue o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas: 

 

o        27 de abril - nascidos em janeiro e fevereiro 

o        28 de abril - nascidos em março e abril 

o        29 de abril - nascidos em maio e junho 

o        30 de abril - nascidos julho e agosto 

o        04 de maio - nascidos em setembro e outubro 

o        05 de maio - nascidos em novembro e dezembro 

 

 

Novas funcionalidades do app Auxílio Emergencial 

O aplicativo Caixa I Auxílio Emergencial passa a disponibilizar a possibilidade de nova solicitação ou contestação do resultado da análise efetuada pela Dataprev.  

  

Público Cadastro Único

A consulta do resultado da análise realizada pela Dataprev poderá ser feita a partir desta segunda-feira (20) no aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial. Se o cidadão inscrito no Cadastro Único tiver sido reprovado pela Dataprev, poderá solicitar nova avaliação através do cadastramento no aplicativo ou site auxilio.caixa.gov.br.  

 

Público que se inscreveu através do Aplicativo e Site

A consulta do resultado da análise será liberada, ainda nesta semana, após o recebimento pela Caixa dos arquivos a serem enviados pela Dataprev com a relação de brasileiros não aprovados.   

Se o retorno da análise for "dados inconclusivos", será permitido ao cidadão realizar nova solicitação. Os motivos da inconclusão podem ser:  

  • marcação como  chefe de família sem indicação de nenhum membro; 
  • falta de inserção da informação de sexo; 
  • inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento; 
  • divergência de cadastramento entre membros da mesma família; 
  • inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito. 

 Se o resultado for "benefício não aprovado", o cidadão poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação.  

 

APP CAIXA Tem  

O app CAIXA Tem utilizado para movimentação das contas Poupança Social Digital já registrou 21,9 milhões de downloads e já foram abertas mais de 10 milhões de contas.  

A Caixa disponibilizou no endereço http://www.caixa.gov.br/tutorial-1 passo a passo de cadastramento no app CAIXA Tem para facilitar a utilização pelos clientes. 

 

Mais informações  

auxilio.caixa.gov.br 

Central de Atendimento CAIXA - 111 

Central de Atendimento do Ministério da Cidadania - 121 

twitter.com/caixa  

facebook.com/caixa  

instagram.com/caixa  

youtube.com/user/canalcaixa 

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