Uma história incrível chega à sexta edição - Jornal Fato
Cultura

Uma história incrível chega à sexta edição

Feito raro na literatura produzida em Cachoeiro, obra terá manhã de autógrafos, neste sábado, com o autor


Roberto Al Barros, o autor - Foto: Divulgação

O escritor Roberto Al Barros realiza amanhã, de 10h00 às 11h00, na Livraria Companhia do Saber (Galeria do Ed. Primus, Centro, Cachoeiro), sessão de autógrafos para a 6ª Edição de seu livro A incrível história da cidade dos pergaminhos perdidos - uma fábula ecológica.

Incrível, também, como o título da história é o número de reedições da obra, que é muito utilizada para trabalhos em sala de aula. Um feito raro na literatura cachoeirense. A sexta edição, que vem 14 anos após a primeira, inclusive, ocorre para atender demanda de escolas da Grande Vitória e outros municípios. 

A 1ª Edição - lançada no Outono de 2006 - trouxe capa de Pompeu Saga (pseudônimo do autor). O livro então tem um início meteórico. Na Primavera de 2007 chega à 3ª Edição, com ilustrações por Pauli e crédito do texto de orelha para Pola Aun.

Em 2008, as ilustrações se tornaram coloridas para a 4ª Edição, que circula já com o "Glossário das Aves", trazendo o nome e informações sobre plumagem e outras características das mais de 50 aves citadas na obra - na verdade, mais do que uma fábula, um libelo ecológico em defesa dos animais silvestres.

Em 2010, a 5ª Edição - considerada "de luxo", por trazer as ilustrações internas de página inteira em papel couchê - é lançada durante a Bienal Rubem Braga e mantém Roberto Al Barros fazendo palestras em escolas, entre essas a EMEB Anísio Ramos, na Vila Rica, e a EEEFM Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, no Bairro Luiz Tinoco da Fonseca (BNH).

"Estou muito feliz em ver esta "fábula para todas as idades" chegar a 6ª Edição. Devo esse fato ao trabalho profissional de impressão colorida, em papel couchê, o que veio valorizar as belas ilustrações de Pauli, despertando assim o interesse dos leitores, inclusive jovens e crianças leitoras. O papel da leitura é fundamental. Hoje, mais do que alfabetizar, precisamos que o estudante avance para o Letramento, que é a capacidade de ler, compreender e interpretar o texto lido - via capaz de realmente proporcionar Cidadania como processo social amplo, de Direitos e Deveres."  

Roberto Al Barros é autor também de Diálogo com a Solidão e Outros Contos; Poemas de Juventude; Pindorama (romance) em 2ª Edição.

Comentários