Últimos dias para se inscrever nos Editais Estaduais da Cultura - Jornal Fato
Cultura

Últimos dias para se inscrever nos Editais Estaduais da Cultura

Ao todo, serão 414 projetos selecionados, divididos em 27 modalidades em diferentes editais, e voltados para a produção, difusão e fomento da cultura capixaba.


- Foto: Divulgação/Secult

Restam apenas 15 dias para os artistas que desejam concorrer aos Editais Estaduais da Cultura 2021, protocolarem seus projetos. As inscrições, prorrogadas pela Secretaria da Cultura (Secult), estão abertas até o dia 26 de janeiro de 2022.

Ao todo, serão 414 projetos selecionados, divididos em 27 modalidades em diferentes editais, e voltados para a produção, difusão e fomento da cultura capixaba. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Mapa Cultural ES. Os Editais da Cultura são realizados com recurso do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e, neste ano, contam com o maior investimento da história: R$ 14 milhões em linhas de projetos, divididas entre os eixos: Patrimônio Cultural, Transversais e Linguagens Artísticas.

Os investimentos no setor não param por aí. De acordo com informações da Secretaria de Cultura do Estado, para a execução no ano que vem, está previsto o início das transferências Fundo a Fundo, formuladas em colaboração com o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura e a Lei de incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que permitirá a destinação de R$ 10 milhões anuais para a área.

Entre as novidades nos Editais 2021, destaca-se cotas territoriais, ações afirmativas para negros e indígenas, nos editais de Curta, Documentário, Teatro, Dança, Literatura e Artes Visuais, e inscrições de projetos em áudio e vídeo nos editais de Culturas Populares, Pontos de Memória, Territórios Criativos e Circo.

Para o historiador Felipe Charra, a oportunidade é uma forma de garantir que artistas, escritores e profissionais do eixo, realizem os projetos que muitas vezes ficam "engavetados" por falta de recursos. "Os editais e as leis de incentivo da Cultura, possibilitam tonar público os nossos trabalhos de uma forma bem ampla, e com isso, garantem a democratização da arte, da literatura em todas as suas expressões", conta o escritor.

A Secult, vem promovendo durante o período das inscrições, plantões tira-dúvidas transmitidos por lives, e-mail e um canal direto no WhatsApp. 

Comentários