Superação e resistência são tema de livro a ser lançado em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Superação e resistência são tema de livro a ser lançado em Cachoeiro

Ao longo de agosto são quatro eventos de lançamento da obra "Crônicas de Resistência" da escritora Luciene Francelino


- Foto: divulgação

A escritora Luciene Francelino lança na próxima sexta-feira (2) o livro "Crônicas de Resistência", na Casa dos Braga, em Cachoeiro, a partir das 19h. O título reflete a expectativa da obra: uma narrativa que resgata e valoriza as histórias de resistência e superação da comunidade negra no Brasil.

Entre as histórias do livro, destacam-se "Jamille descobriu o racismo", "Nós e nossos filhos", "Ser diferente", "Alimentação Saudável" e "Violência nossa de cada dia". Cada texto traz testemunho de luta e resiliência, abordando temas como racismo estrutural, educação, identidade e ancestralidade afro-brasileira.

Luciene Francelino é mestra em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atualmente doutoranda na mesma instituição. Além de sua trajetória acadêmica, é militante do movimento negro desde a década de 1990 e integrante do Instituto Fepnes (Instituto de Empoderamento e Fortalecimento da População Negra + Diversidade do Sul do Espírito Santo). Ela também ocupa a cadeira nº 30 na Academia Cachoeirense de Letras desde novembro de 2022.

Luciene conta que escreveu "Crônicas de Resistência" como uma forma de dar voz às histórias que muitas vezes são silenciadas, criando um espaço de reflexão e ação por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

LANÇAMENTOS
Outros três eventos com a presença da autora estão marcados para o Centro Comunitário do bairro Alto Bela Vista (16), Centro de Referência das Juventudes (CRJ), do Rubem Braga (23) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Monte Líbano (31).

Esses locais foram escolhidos estrategicamente para alcançar diferentes públicos e promover um diálogo inclusivo sobre os temas abordados no livro.

 

APOIO
O projeto é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo, através dos recursos do Funcultura, com apoio da Casa Roxa Cultural, gerida por Guilherme Nascimento.

"A literatura é uma ferramenta poderosa de transformação social. Valorizar autores capixabas como Luciene Francelino é essencial para promover a diversidade cultural e fortalecer a nossa identidade. Parabenizo o secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha, pela gestão de incentivos que chega ao interior do estado e proporciona iniciativas como esta", diz Guilherme.

 

SERVIÇO

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da @casaroxacultural e da autora @luciene.francelino.1.

Para adquirir exemplares, o contato pode ser feito por telefone: (28) 99989-5029 ou pelo site www.casaroxacultural.com.br.

Comentários