Projeto resgata história de comunidade quilombola de Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Projeto resgata história de comunidade quilombola de Cachoeiro

A ação vem atender a uma promessa feita pelo ministro do Turismo


- Foto Divulgação

Durante todo o ano de 2019, os jovens da comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, vêm tendo a oportunidade de aprender mais sobre sua cultura e os costumes de seus antepassados, graças à realização do projeto "O som de Monte Alegre", que vem reforçando a difusão dos conhecimentos tradicionais às novas gerações do quilombo.

 

Uma vez por mês é realizada uma oficina de contação de histórias para os alunos da escola municipal de Monte Alegre (única escola quilombola de Cachoeiro de Itapemirim), ministrada por Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe e Neuza Gomes Ventura - as mestras do caxambu Santa Cruz. À noite, a fogueira é acesa para a realização da roda de caxambu (momento prático de aprendizado, que conta com a participação das crianças e dos adolescentes do local).

 

"Ao levar esses conhecimentos para os alunos da nossa escola, estamos garantindo a continuidade da transmissão desses saberes, e, consequentemente, a manutenção e o fortalecimento do caxambu enquanto prática cultural", afirma Fátima Buzatto, turismóloga, secretária da EMEB Monte Alegre e uma das organizadoras do projeto.

 

Para Genildo Hautequestt Filho, coordenador técnico do projeto, "esse projeto é de grande importância na manutenção da oralidade dos ensinamentos sobre o caxambu. Isso significa muito para a comunidade de Monte Alegre e para a cultura de Cachoeiro de Itapemirim e do Espírito Santo".

 

É na comunidade de Monte Alegre que está em atividade, até hoje, o grupo de caxambu Santa Cruz, que tem mais de 130 anos de fundação e é certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil. O tradicional grupo é liderado há mais de meio século pela mestra Maria Laurinda Adão, e conta com a participação de vários moradores da comunidade.

 

As edições do projeto "O som de Monte Alegre" são realizadas mensalmente e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular. O encontro de setembro é o último deste ano, e ocorrerá no próximo sábado (14), às 19h, em Monte Alegre. O projeto é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura - Secult, por meio do Edital 13/2018 - Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial no Estado do Espírito Santo.

 

Na ocasião, também ocorrerá a conclusão do projeto "Caxambu Santa Cruz", financiado pelo Edital 02/2018 - Seleção de Projetos para Valorização da Diversidade Cultural Capixaba. Trata-se da aquisição de novas roupas para o grupo - uma vez que as indumentárias antigas já estavam bastante gastas pelos anos de utilização, foi necessário confeccionar novas peças, até mesmo para adequá-las aos novos integrantes inseridos no grupo. "Renovar as roupas do Santa Cruz significa, principalmente, melhorar a autoestima dos seus componentes para possibilitar a sustentabilidade do grupo, uma vez que é com essas vestimentas que eles se apresentam, por diversas vezes em outros municípios. Isso contribui para uma melhor identificação do grupo e para que ele possa ser convidado para mais apresentações", afirma Genildo. Na roda de sábado, todos os componentes já utilizarão as novas vestimentas.

Comentários