Ninfomaníaca esquenta noite de segunda - Jornal Fato
Cultura

Ninfomaníaca esquenta noite de segunda


Foto ilustrativa

 

Redação

 

Psicanalistas, estudantes do curso de formação, psicólogos e convidados estarão reunidos nesta segunda (07), às 19h, na sede da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees), em Cachoeiro de Itapemirim, para uma noite de estudos. Desta vez, os psicanalistas farão estudo do polêmico filme, de Lars von Trier, Ninfomaníaca.

 

O evento, que será realizado na Rua Antônio Penedo, 19, Centro, em Cachoeiro, faz parte do calendário de atividades da Apees. Antes, às 18h30, os diretores da Associação Psicanalítica organizarão o calendário de 2017, que contará, no mês de maio, com o I Simpósio de Psicanálise do Sul do Estado.

 

De acordo com o vice-presidente da Apees, Roney Moraes, os estudos fazem parte da formação permanente e em todos os encontros há troca de experiências. "Fizemos vários eventos no ano de 2016, como estudos de casos e também trouxemos analistas ditadas de Vitória para os seminários das escolas de formação. Foi um ano bem movimentado para a psicanálise e ainda não acabou. A discussão do filme Ninfomaníaca promete", adianta.

 

Na oportunidade, os membros da associação organizarão a comitiva que sairá de Cachoeiro para o III Congresso Brasileiro do Saber Psicanalítico, que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em Vitória.

 

Sinopse

A Ninfomaníaca é a poética história erótica de uma mulher, desde seu nascimento até seus 50 anos, contada pelo personagem principal, a autodiagnosticada ninfomaníaca Joe. Numa fria noite de Inverno, Seligman, um velho solteiro, encontra Joe espancada e semi-inconsciente num beco. Após a levar para o seu apartamento ele observa as feridas dela e tenta compreender como é que as coisas podem ter corrido tão mal. Ele escuta atentamente, enquanto em 8 capítulos ela reconta a multifacetada e luxuriante história de sua vida.

Comentários