Música e literatura em destaque na 8ª edição da Canja do Coelho - Jornal Fato
Cultura

Música e literatura em destaque na 8ª edição da Canja do Coelho

Lançamento de "Crônicas de Resistência", da historiadora Luciene Francelino (foto abaixo), e show de Clara Marins, vencedora de festival em homenagem a Sérgio Sampaio, na programação de evento dia 29, em Cachoeiro


- Divulgação

Música e literatura dão o tom: para celebrar sua oitava edição, a Canja do Coelho vem com programação em dose dupla.

Tem show acústico de Clara Marins, campeã do festival Velho Bandido, em homenagem a Sérgio Sampaio.

 

 

E na abertura do evento, o lançamento do livro "Crônicas de Resistência", da escritora, educadora e historiadora Luciene Francelino. 

A oitava Canja do Coelho está marcada para a próxima quinta-feira (29), a partir das 19h, na centenária Fábrica de Pios Maurílio Coelho, situada na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim.

No cardápio, haverá feijoada e caldos, além de cerveja artesanal e outras bebidas. 

  

Literatura

"Crônicas de Resistência" trata-se de coletânea de contos, crônicas e poesias que evidenciam as memórias, vivências e superações da negritude na contemporaneidade.

Luciene Francelino, a autora, é mestra em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E, atualmente, doutoranda na mesma instituição.

 

 

Militante do movimento negro desde a década de 1990, o seu livro aborda questões cruciais, como racismo estrutural, identidade afro-brasileira e a importância da educação como ferramenta de empoderamento.  

O projeto de publicação, lançamento e distribuição da obra é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo, através dos recursos do Funcultura, com apoio da Casa Roxa Cultural. 

 

Música

A música com a qual Clara Marins venceu o festival em homenagem a Sérgio Sampaio é uma parceria de Felipe Bezerra com Fábio Coelho. 

No repertório do show, haverá outras autorais dela e, provavelmente, alguma de Sampaio, além de sucessos nacionais e internacionais. 

Clara Marins (violão e voz) se apresenta com Fábio Coelho (baixo acústico) e Erê Parma (percussão). 

Nascida no Rio de Janeiro e criada em Cachoeiro, Clara Marins iniciou sua trajetória musical precocemente, com apenas quatro anos de idade, cantando em apresentações da Musimundi, escola de música fundada por seu pai, o músico e produtor Fábio Coelho. 

 

 

O que começou como uma participação em saraus, logo se transformaria em promissora carreira musical. 

A voz aveludada da cantora conquistou o público em festivais no Espírito Santo e em Minas Gerais. 

Atualmente, aos 22 anos, Clara estuda Licenciatura em Música na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e está em fase de produção do seu EP autoral, intitulado "Reduto", que promete explorar as sonoridades da bossa nova, blues, jazz, afro-brasilidades e R&B.

 

Serviço

Oitava Edição Canja do Coelho

Data: 29 de agosto (quinta-feira)

Local: Fábrica de Pios Maurílio Coelho (Ilha da Luz, Cachoeiro de Itapemirim)

Horário: a partir das 19h

Ingressos limitados (reservas de mesas in box).

Mais informações: (28) 99979-3619




Comentários