Lucy Alves será atração principal do Festival de Sanfona e Viola em Mimoso - Jornal Fato
Cultura

Lucy Alves será atração principal do Festival de Sanfona e Viola em Mimoso

A dupla Mayck e Lyan e a Banda Capricho também foram confirmadas no evento, que acontece no sítio histórico São Pedro do Itabapoana.


- Foto: Reprodução/ Instagram Lucy Alves.

O tradicional Festival de Inverno de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, acontece nos dias 25 a 30 deste mês de julho. Em sua 25ª edição, a atração principal será a cantora e atriz Lucy Alves. A dupla sertaneja Mayck e Lyan e a Banda Capricho também foram confirmadas no evento, que acontece no sítio histórico São Pedro do Itabapoana.

São esperadas cerca de 20 mil pessoas nos dias do evento, com uma intensa programação cultural de música raiz. Mayck e Lyan se apresentam na sexta-feira (28) e no sábado (29), por volta das 23h30, o show será por conta de Lucy Alves, no Palco Grinalson Medina.

Além dos shows, foram selecionados os músicos para o concurso Instrumental de Sanfona e Viola, que será no dia 28, às 20 horas, no tablado "Capital", localizado na Praça Central do sítio histórico. Confira abaixo os selecionados:

 

Categoria Viola Instrumental

Elio Batista de Araújo - Cachoeiro de Itapemirim/ES

Gean de Alencar Oliveira - Mimoso do Sul/ES

Giovane Ramos de Oliveira - Cachoeiro de Itapemirim/ES

Ivan Junger Junior - Macaé/RJ

Léo Renan Azevedo - João Neiva/ES

Marcelo Favoreto Silva - Muniz Freire/ES

Muniff Gomes Barcelos - Cariacica/ES

Rafael Felix Afonso - Muniz Freire/ES

 

Categoria Sanfona Instrumental

Eduardo Gomes Amorim - Ibatiba/ES

Elisvaldo Pereira Souza - Serra/ES

Geovane de Alencar Oliveira - Mimoso do Sul/ES

Guilherme Canal Valli - Domingos Martins/ES

Jesivan de Oliveira Teixeira - Mimoso do Sul/ES

Juvercino Barbosa de Oliveira - Cachoeiro de Itapemirim/ES

Valdeir de Abreu - Mimoso do Sul/ES

Wérick Barbosa Perillo - Cachoeiro de Itapemirim/ES

 

Sobre o Festival:

O Festival de Inverno de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana foi idealizado em 1998, a partir de uma tradição antiga da região de se tocar sanfona e viola. O festival foi criado como uma forma de chamar a atenção de turistas para conhecer melhor e desfrutar um pouco desta região repleta de história, cultura, tradição e arte.

 

História de São Pedro de Itabapoana:

Distante 23 quilômetros da sede do município de Mimoso do Sul, encontra-se aproximadamente a 460 metros de altitude e tem uma população urbana estimada em mil habitantes.

O distrito de São Pedro de Itabapoana deve sua criação ao decreto provincial no ano de 1863 e teve seu território desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim, em 1887, quando se tornou o segundo município mais populoso do Estado até o final da década de 1920, perdendo apenas para Alegre.

A região foi colonizada por fazendeiros mineiros e fluminenses, descendentes de portugueses, que enriquecidos pela cultura cafeeira, promoveram um desenvolvimento político, econômico e social intenso.

Na região, havia um forte embate de ideias e posições políticas que acabou por originar em sua estrutura uma forma de organização social que permitiu que em torno das estações das estradas de ferro localizadas em alguns de seus distritos, surgissem lideranças políticas fortes, em oposição às lideranças presentes na sede, fato que propiciou o seu fim enquanto sede do município, em 1930, com a ascensão política do distrito de Mimoso do Sul.

Tornou-se Sítio Histórico em 1987 quando o Conselho Estadual de Cultura realizou o tombamento de 41 imóveis residenciais, além dos prédios da cadeia, da igreja e o calçamento central em pedras pé de moleque, a maioria deles datada do século XIX.

Comentários