Livro sobre feminicídio no Caparaó será lançado nesta sexta-feira em Guaçuí - Jornal Fato
Cultura

Livro sobre feminicídio no Caparaó será lançado nesta sexta-feira em Guaçuí

O livro "Patriarcado, Feminicidio e Políticas Públicas. Permanências, invisibilidade, insuficiências" é uma obra de João José Barbosa, membro da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura


- Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (27) acontece em Guaçuí o lançamento  do livro "Patriarcado, Feminicidio e Políticas Públicas. Permanências, invisibilidade, insuficiências", uma obra de João José Barbosa, membro da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura. O evento será Biblioteca Municipal Dr. Custódio Tristão, à partir das 17h.

O livro analisa os assassinatos de mulheres ocorridos na região do Caparaó Capixaba, no período 2003-2016, e constata a permanência das práticas e representações patriarcais e a insuficiente articulação das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Este livro é fruto de uma tese de doutorado defendida pelo autor no Programa de Pós Graduação em História (PPGHIS), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em março de 2023. O livro contribui com reflexões sobre o patriarcado, feminicídio e políticas públicas especialmente em municípios de pequeno porte.

Para desenvolvimento da obra, o autor utilizou como fonte 17 processos judiciais oriundos das Comarcas de Alegre, Guaçuí, Ibatiba, Iúna e Muniz Freire, documentos oficiais da União, do Estado do Espírito Santo, artigos dos jornais e notícias dos órgãos oficiais digitais dos municípios pesquisados.

Conforme descrito no livro, "a análise da documentação confirma a predominância das práticas e representações patriarcais e a percepção sobre as insuficientes políticas públicas de cuidado, prevenção e atendimento às mulheres".

O livro também pode ser adquirido por meio do site da editora Dialética.  

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...