Galpão histórico revitalizado para virar museu do café - Jornal Fato
Cultura

Galpão histórico revitalizado para virar museu do café

É o que promete Prefeitura de Vargem Alta para edificação de 1935 do antigo IBC situada em localidade do interior do município


- Victorhugo Passabon Amorim

Uma nova vida para uma edificação histórica em ruínas, transformando-a em um espaço cultural e educativo que promova a valorização do café, exaltando sua importância na região.

A Prefeitura de Vargem Alta, município que é um dos principais produtores capixabas do grão da qualidade arábica, assegura que está empenhada na recuperação do icônico galpão localizado na comunidade de Departamento, no interior do município.

O objetivo é transformar o espaço em um museu do café, além de centro de degustação e cafeteria. Para promover a cultura cafeeira e oferecer aos visitantes uma experiência única relacionada ao universo dos grãos. Inclusive, com atividades de degustação, explorando os diferentes aromas e sabores da bebida

O investimento inicial, segundo a Prefeitura, é de R$ 500 mil. Recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo. A informação é de que o dinheiro já está disponível e o projeto, "em fase de desenvolvimento".

A necessidade de intervenção no imóvel, justifica a administração municipal, aumentou com a deterioração da estrutura causada por um vendaval com chuva de granizo. A tempestade, ocorrida no fim de março de 2021, agravou ainda mais os danos à estrutura do galpão, que já não apresentava boas condições.

O local é composto por um galpão principal, datado de 1935, e cinco estruturas menores. Sua construção foi uma iniciativa do Departamento Nacional de Café (DNC), vinculado ao Ministério da Fazenda, e posteriormente substituído pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC).

Com o fim das atividades do IBC, o histórico galpão ficou abandonado. Até que em 1975 o Estado do Espírito Santo adquiriu a estrutura do governo federal. Com a recuperação do patrimônio, espera-se preservar a história e a importância cultural do café na região.

A expectativa é de que o museu do café de Vargem Alta disponha de acervo histórico, exposições interativas, informações sobre o processo de produção dos grãos e sua influência na economia local e nacional.

A Prefeitura de Vargem Alta garante que a obra de revitalização para abrigar o museu é uma demonstração do seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural e o incentivo ao turismo sustentável.

A intenção é que o projeto traga benefícios tanto para a comunidade local quanto para os amantes do café que desejem conhecer mais sobre a tradição e os sabores do principal produto agrícola capixaba.

 

Comentários